...

Culinária da Inglaterra: A cozinha típica e os pratos ingleses



As comidas típicas da Inglaterra influenciaram imensamente a gastronomia mundial. Os costumes do país que um dia já foi o maior império do mundo teve um impacto profundo em todas as instâncias da cultura, como nas tradições folclóricas - como nas danças típicas -, nas roupas, na arquitetura, na religião e a gastronomia, que é nosso foco aqui.



A cultura alimentícia do país hoje em dia chama mais a atenção dos países de cultura não inglesa, embora tenham tido um influência mais profunda no Canadá e nos Estados Unidos, devido  a esses países serem os maiores e mais desenvolvidos entre os colonizados pelos ingleses. Juntamente com os belos pontos turísticos da Inglaterra as comidas marcam a memória dos turistas.

Leia também: Comidas típicas da Itália

Muitos ingredientes utilizado nas comidas típicas inglesas têm origem remota. É o caso dos cozidos à base de carne, o pão, as tortas assadas, o queijo, e os peixes. Os britânicos adotaram diversos alimentos para compor sua gastronomia, como as batatas fritas, tortas, purê de batatas, e os peixes.

A Inglaterra manteve uma economia forte durante muitos séculos, com crises esporádicas. Suas colônias foram influenciadas pelo modo de vida e de comer dos ingleses. Dominações imperiais à parte, não é possível negar que o desenvolvimento de alguns países, até mesmo no que diz respeito à forma de come, está diretamente ligado à colonização inglesa. 

Um exemplo é a Índia. Esses ingredientes que citamos estão presentes em pratos típicos do país, que também teve sua saúde melhorada além da infraestrutura do país. Mas os ingleses não só influenciam, eles também incorporam comidas de outros países. No século 20, continuaram adotando ingredientes novos para compor seu cardápio, como foi o caso do fast food norte americano.



lanches




Na Inglaterra, o jantar de domingo é feito com um assado de carne, carneiro ou frango, sempre acompanhado de legumes e batatas. Nos tempos de hoje, os peru no natal, diferente de um século atrás, onde o prato típico era galinha. 

A Inglaterra é mundialmente conhecida pelo seu peixe e batatas fritas, comidas que podem ser encontradas em qualquer restaurante. Geralmente são servidas com ervilhas, sal e vinagre de malte. A comida indiana e chinesa tem crescido em popularidade, assim como as pizzas dos vizinhos europeus e o frango frito norte-americano.

Leia também: Culinária da França

O tradicional e famoso chá inglês é servido com scones (bolacha típica britânica) com geléia e manteiga - ou creme de leite -, biscoitos, sanduíches, e o bolo borboleta, um pão de ló simples. O chá é servido com limão ou leite. De vez em quando o chá é substituído por lanches, ou por vezes, essa categoria é esquecida, fato que ocorre nos últimos tempos.

O queijo mais popular na Inglaterra é o Cheddar, produzindo originalmente na cidade de Cheddar. Outros queijos populares incluem o Cheshire Tangy, o Salty Caerphily, Red Leicester, o Glouchester e o Wenleydale entre outros. Os queijos por vezes são acompanhados de cerveja ou um vinho. Um prato típico da Inglaterra muito apreciado é o Bangers and mash feito com purê de batata e salsicha. Esse prato também é muito comum na Irlanda. Ele normalmente é servido com molho de cebola.


Bubble e Squeak é um prato voltado aos sabores vegetais. Na sua composição encontramos o repolho e a batata, e outros vegetais adicionais, como ervilhas couve e cenouras. É servido com picles e carnes. O Cauliflower cheese é uma comida servida em grande vezes como prato principal, como o nome sugere, trata-se de pedaços de couve-flor servidos com um molho à base de queijo. Outros ingredientes são adicionas posteriormente para torná-lo digno de um prato principal.

Leia também: Culinária da Alemanha


Há uma torta de carne feita a base de burê de batata chama Cottage Pie, ou Shepherd’s Pie. Essa receita é antiga, os ingleses a fazem desde o século 18. Como em diversos países do mundo, na Inglaterra o almoço varia de região para região. Contudo, os ingredientes geralmente são os mesmos: feijão, bacon, ovos mexidos, salsichas, cogumelos, tomates, batatas fritas, morcela e peixes.


Pie and Mash (torta e purê de batatas) é um prato tradicional entre a classe trabalhadora de Londres. Essa torta tem como base carne moída, e leva um molho de salsa preparado minuciosamente. A comida típica Inglesa é variadíssima, e seus pratos emanam sofisticação e simplicidade ao mesmo tempo, como podemos notar ao ver algumas imagens:




culinária

prato típico

england

comida inglesa
Outros artigos:
Caso esteja interessado em conhecer um pouco mais as comidas inglesas, visite nossa página dedicada a algumas receitas inglesas. Ou se quiser, pode conhecer um pouco mais sobre a gastronomia de Londres



Posts relacionados:


Deixe um comentário!
 

Copyright © Culinária no Mundo Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger