Comidas típicas da Irlanda

A Irlanda é um país da Europa, que ocupa cerca de cinco sexto da ilha de Irlanda. A culinária irlandesa pode ser divididas em dois grandes grupos: a tradicional, com pratos mais simples e populares; e a moderna, ou atual, dedicada em grande parte aos hotéis e restaurantes, ou voltada aos turistas.


Com uma cultura extremamente rica, o país desfruta de um prestígio em todo lugar do mundo. 


Suas comidas, bebidas, e danças típicas conquistam a todos e despertam curiosidades de turistas e futuros turistas desde os remotos tempos dos druidas.


Como todos os países que sofreram influência da globalização nos últimos séculos na sua cultura, a culinária irlandesa é composta por uma mistura de alimentos que vieram de diversos lugares do planeta. 



O país também é muito conhecido por suas bebidas, tanto as destiladas, quanto as cervejas artesanais.

comida típica da irlanda
Irish Stew

Pode-se considerar que o alimento mais comum na Irlanda é a batata. Por todo país a batata é consumida, e de diversas formas. 


Assada ou cozida, e alinhada com outros alimentos, o vegetal sempre foi uma das maiores fontes de alimentação dos irlandeses desde quando chegou ao país, por volta da segunda metade do século XVII. 


Há uma grande quantidade de pratos típicos feitos com batatas, como o Irish Stew, Champ, Boxty e Dublin Coddle.



irlanda
Champ


O século XX foi marcado pela fortificação do capitalismo, e o mundo todo acompanhou os rápidos passos da globalização. 


Como aconteceu com os outros países da Europa, comidas e hábitos alimentares como o fast food americano e a comida chinesa, entraram no cardápio. Os outros alicerces da gastronomia do país é a carne, a gordura e a fritura.


Comidas típicas da Irlanda

Abaixo alguns pratos da cultura irlandesa. Alguns levam um ingrediente especial, uma cerveja irlandesa conhecida no mundo todo e que é um verdadeiro patrimônio nacional. 


É interessante destacar o apreço por essa marca, que já é uma bebida típica dos irlandeses. Os pratos possuem forte caráter regional, pois os irlandeses são verdadeiros nacionalistas.

Ensopado de carneiro com batatas

O ensopado é feito com costelas e peitos da carne do carneiro, cebola, batatas, cenoura, aipo, salsa picada, caldo de carne sal e pimenta à gosto.


Há uma variação do prato feito com carne bovina, ao invés da de carneiro, e nele é colocado a cerveja Guinness. Daí surge o nome da versão: Ensopado de Guinness.


gastronomia irlandesa

Guinness Stew com Batatas aos Murros

Outro prato feito com a cerveja, que é considerada quase um patrimônio da Irlanda. É um cozido feito a partir da mistura de carne, salsinha, cenoura, pimenta, alho e a cerveja. 

culinária irlandesa

Boxty

Uma espécie de panquecas de batatas que é servido frito. Existe um grande número de versões do prato, como as que contém purê de batata, com farinha e batata picada, ovos, etc. 


A diferença entre a batata nesse prato é sua suavidade em comparação à outros.

pratos típicos

Coddle

Um prato muito famoso da culinária irlandesa, tradicional de Dublin. É feito com salsicha de porto, bacon cortado em tiras, batatas em rodelas e cebola. Às vezes é incluído no prato também a cevada. 

comidas


Leia também:

Postar um comentário

3 Comentários

  1. hum tô confiando em é pro meu trabalho de inglês

    ResponderExcluir
  2. Gostei, vou escolher algum para festejar a festa das naçoes no meu colégio

    ResponderExcluir

Discorde e critique, mas com educação. Para divergir da opinião do autor não é necessário ser mal educado. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados de maneira nenhuma.