Comidas típicas de Cuba e os alimentos tradicionais



No Mar do Caribe podemos encontrar Cuba, um país que fica a cerca de 160 quilômetros do sul da Flórida. O território é constituído por uma ilha grande e algumas outras menores. Possui uma grande baía, recifes e ilhotas. O maior país do Caribe também possui um clima subtropical e temperado. O país foi achado por Cristovão Colombo em 28 de Outubro de 1492. 


Logo foram constituídas colônias espanholas, e estes começaram a escravizar os nativos que lá viviam, até chegar ao ponto de quase exterminá-los. Mais tarde, foram trazidos da África escravos, trazendo consigo a enormidade de sua cultura na bagagem. Esses eventos foram fundamentais para a história da culinária local. Pode-se dizer então que a a influência da Espanha e da África formam a base gastronômica para o país.

gastronomia de cuba
moros y cristianos


O espanhóis trouxeram frutas cítricas, como o limão e a laranja, bem como arroz e alguns legumes. Os africanos não puderam trazer na bagagem os alimentos que eram consumidos na África. Mas a influência na cultura é muito grande. Eles tiveram gosto por consumir frutas e outras comidas trazidas pelos espanhóis. 

Mais tarde, o encontro dessas duas culturas fez nascer alguns pratos tradicionais, como o arroz congri (arroz e feijão, tendo variações como o "cristãos e mouros") e os tostones. Essa situação mudou quando houve a Revolução Cubana em 1959. 

Fidel Castro tomou o poder do governo, e os habitantes que se opuseram a ele ou eram assassinados, ou haviam de ser extraditados . Entre essas pessoas, estavam alguns chefes e donos de restaurante. A partir daí, a condição alimentícia foi definhando. 

A escassez de alimentos começou a crescer no governo comunista, e os poucos alimentos que tinham eram de má qualidade. Pouco a pouco esse quadro vem melhorando devido às pequenas aberturas comerciais do Partido. 

Além dessas influências espanholas e africanas, a culinária de Cuba também recebeu um toque da gastronomia francesa, árabe, chinesa, e dos portugueses

Comidas típicas cubanas

Arroz
Desde os tempos de colônia até à República, o arroz estava presente na alimentação do habitantes. Hoje em dia, assim como no Brasil, ele é consumido praticamente todos os dias. Através do tempo, ele foi se transformando até ganhar a identidade nacional com algumas variações, como arroz com frango, arroz com carne (de porco), arroz com peixe e frutos do mar (ou paella), arroz congri e mouros e cristãos. 

O congrís trata-se de arroz com feijão vermelho, cozidos na mesma panela. Mouros e cristãos faz referência ao período de dominação árabe que ocorreu na Espanha, fazendo alusão a cor da pele (mouros: árabes e africanos; cristãos: brancos e loiros).

culinária
arroz congri


Picadinha à Cubana
É uma comida típica muito comum da gastronomia local. Numa panela é colocado azeite e fritado a cebola junto com o alho. Então é adicionado carne, pimentão, tomates azeitonas, uvas passas, oréganos, cominho, pimenta e sal. Então é cozido e adicionado vinho, e quando o pimentão amolece, o prato está pronto. A aparência do prato já mostra o quão apetitoso ele é.

pratos típicos

Ajiaco
É uma sopa de batata que está presente em vários países da América Latina. É adicionado pedaços de frango, pedaços grandes de espiga de milho (ou ela inteira), três tipos ou mais de batatas nativas, e guasca, uma erva muito comum, que dá o sabor diferente ao Ajiaco. A sopa é servida com creme de leite, alcaparras e abacates. É tudo misturado antes de comer. O prato é muito rico em nutricionais, e é considerado uma refeição completa.

culinária

Chicharrones
No Brasil é conhecido como torresmo. São obtidas com a carne de porco frita com a pele e cortada em cubos. Esse prato é normalmente servido como acompanhamento. É comum consumir o Chicharrones com arroz congrí, ou cozido junto com o arroz, também com banana frita, carne, mandioca, entre outros alimentos. É dos alimentos-base da gastronomia cubana.


pratos típicos





Leia também:
 

Copyright © Culinária no Mundo Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger