Comidas típicas dos Estados Unidos

A culinária americana é tão rica quando sua cultura. Antes mesmo da colonização europeia os nativos já tinham uma grande diversidade de alimentos, principalmente os extraídos do mar. 


Peixes como o linguado e o bacalhau eram bastante consumidos. Até mesmo a baleia foi caçada pelos nativos, que aproveitavam seu óleo e sua carne.


Crustáceos como lagosta e camarão também foram adicionados aos costumes culinários dos nativos. 


Hoje em dia é difícil encontrar resquícios desses primeiros habitantes, embora tivessem uma rica cultura de festas populares, danças típicas, e outras manifestações folclóricas.



A cultura dos Estados Unidos se diversificou com a colonização. Graças ao comércio inglês a culinária do país logo se tornou uma espécie de cópia do que se comia na Inglaterra. 


Em geral a culinária francesa era rejeitada. Os colonos logo começaram a criar animais e assim expandir suas fontes de alimentos.


Logo os pratos típicos do país começaram a ganhar um toque especial da caça, um dos esportes favoritos dos ingleses. 


Búfalos, cervos e ursos foram, e ainda são, caçados na América para diversos fins. Além disso, os carneiros também ajudaram na dieta de proteína dos habitantes.


Durante os séculos 18 e 19 a culinária americana variou bastante. 


Foi nesse período que os Estados Unidos começaram a se tornar a economia mais forte do mundo, e isso teve um impacto abissal na sua gastronomia. Novas formas de cozinhar e novos alimentos foram incluídos na alimentação dos americanos.


No século 20 os EUA se tornaram a maior força econômica e cultural que o planeta já viu. 


A velocidade com que isso se deu ainda é um mistério para estudiosos, pois nem os 15 séculos de existência do Império Romano estendeu uma força tão grande no mundo. 


Um dos vários pontos que diferem está no fato de que os Estados Unidos não apenas exportam sua cultura.




Hoje em dia é fácil encontrar qualquer tipo de comida, de qualquer parte no mundo dentro do país.


O capitalismo além de enriquecer sob vários aspectos as formas de alimentação, produz uma troca de culturas gastronômicas sem igual.


Hoje em dia pode-se dizer que não são os pontos turísticos que atraem milhões de visitantes aos EUA. Outras coisas despertam curiosidades em turistas, e uma delas está na rica e diversa alimentação americana. 


Nem só de fast food é feita a gastronomia do país, como você verá abaixo.


Pratos típicos americanos


Pancakes



Pratos americanos



As panquecas são consumidas em muitos outros países, mas foi nos EUA que esse alimento se tornou uma comida tradicional. 


Diferentemente da América do Sul e Central, lá se come com xarope de bordo ou mel como molho, ou seja, ela é consumida como doce.


Club Sandwich


comidas típicas americanas

Também chamado de Clubhouse sandwich, é um sanduíche com pão tostado, recheado com peru, bacon, tomate, alface e maionese. 


A origem ainda é motivo para debate, mas sabe-se que as primeiras referências ao alimento vem da Union Club of the City of New Yorke, um clube particular nova iorquino.


Barbecue Ribs


pratos típicos dos EUA

Trata-se de costelas ao molho barbecue. Nos churrascos americanos tem presença garantida. 


É consumida de diversas formas, assada, tostada, grelhada etc. Pode ser de cordeiro, de porco, e de boi.


Mashed potatoes


Comidas típicas dos Estados Unidos

Purê de batatas. Considerado um dos principais pratos típicos dos americanos, é muito consumido no Dia de Ação de Graças, uma data extremamente importante na cultura dos EUA. 


Também é consumida no Brasil e em outros países, mas sem o mesmo impacto cultural.


Cheeseburger


comidas americanas

Inconfundivelmente americano, o cheeseburger (ou como se diz no Brasil X-Burguer) é a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em comida americana. 


Muito ligado ao fast food, você encontra esse sanduíche em qualquer esquina do país.


Apple pie 

comidas dos EUA

É uma torta recheada de maçã, cozida no forno. É também um dos principais pratos dos Estados Unidos, servido na maioria das vezes como sobremesa. 


Pumpkin pie


comidas típicas

Torta de Abóbora. Outro alimento consumido no Dia de Ação de Graças. É um doce servido às vezes como sobremesa. É considerado um dos principais pratos tradicionais do país.


Leia também: 
Culinária de Londres
Culinária da Austrália

Para conhecer as comidas típicas da Europa, clique aqui.

Postar um comentário

0 Comentários