Não são só a bela arquitetura e as paisagens que atraem turistas para o país, pois as comidas típicas francesas também têm importante papel no turismo. A gastronomia local mistura queijo, vinho, temperos e outros sabores peculiares e afrodisíacos. Em toda região do país há comida tradicional, que é apreciada por moradores e turistas.
A forma como os franceses se alimentam influenciou o mundo todo. Em 2010, a UNESCO considerou a culinária francesa como "Patrimônio Cultural Imaterial do Mundo". Quando se fala em culinária da França, são poucos os que não pensam em queijo e vinho. Não é à toa que esses dois elementos são tidos como símbolos da gastronomia francesa.
Os visitantes encontram alimentos e pratos diferentes em cada região. A comida do norte, por exemplo, é diferente da do sul. Experimentar a comida francesa, além de ser prazeroso, refina o paladar. Trabalhar em pratos desenvolve as habilidades na cozinha. Isso porque a culinária francesa mistura uma quantidade de especiarias de uma maneira certa, os quais dão um aroma singular aos pratos.
A forma como os franceses se alimentam influenciou o mundo todo. Em 2010, a UNESCO considerou a culinária francesa como "Patrimônio Cultural Imaterial do Mundo". Quando se fala em culinária da França, são poucos os que não pensam em queijo e vinho. Não é à toa que esses dois elementos são tidos como símbolos da gastronomia francesa.
Fatos e curiosidades sobre a gastronomia francesa
A França é um país em que comer não se é apenas uma necessidade. A gastronomia ainda carrega fortes aspectos culturais. As comidas são preparadas com um cuidado apurado, raro em outros lugares do mundo. Daí surge a singularidade das comidas francesas, que provoca-nos à conhecê-la.Aqui estão alguns fatos da gastronomia francesa que lhe deixarão mais próximo dessa culinária conhecida mundialmente:
Classificação da cozinha francesa
Os pratos da cozinha francesa variam, e há categorizações da gastronomia de acordo com a preparação das comidas. A Cozinha Clássica Francesa, que inclui alguns pratos clássicos regionais, levam creme baseado em molhos. Uma sub categoria da cozinha clássica francesa – haute cuisine – possui uma variação maior dos elementos, e é servida em muitos restaurantes franceses ao redor do mundo.
A "Cuisine Nouvelle” possui ingredientes mais leves sem o uso de cremes pesados e alimentos cultivadas em áreas regionais. O terceiro tipo “Cuisine du Terroir”, é feito de acordo com a tradição local, ou seja, os pratos levam somente ingredientes locais.
A importância do queijo
A maioria das receitas típicas francesas levam queijos. Como ingrediente eles dão uma aparência e gosto diferente a cada prato. Talvez a maioria das receitas mais saborosas da França possuem o queijo.
Isso explica o alto volume de produção do limento. São mais de 360 tipos diferentes de queijo. Há quem afirme que o número verdadeiro é ainda maior. Quem deseja passar um ano na França pode comer tranquilamente um queijo diferente a cada dia.
Frutas e vegetais
Franceses adoram tortas de frutas. Neles eles utilizam tomates, pêssegos, framboesas, maçãs, uvas, groselhas e muitas outras.
Entre os ingredientes vegetais usados nas receitas incluem-se alho-poró, berinjela, batata, cebola, cenoura, abobrinha e nabo. Usados de forma requintada na preparação dos pratos, eles deixam os alimentos com um sabor único.
Carne e fungos
O povo consome muita carne. Ela é usada em várias receitas tradicionais francesas. As carnes comuns nos menus são de coelho, porco, carneiro, galinha, sapo, caracóis, cordeiro, codorna, peru e pombo. As trufas também são muito consumidas, mas não aquelas de chocolate. Essa trufa é um tipo de fungos-aromáticos. Esses fungos crescem na selva, e são obtidos com a ajuda de cachorros e porcos, que os farejam.Harmonização com vinhos
A França é terra de muitos vinhos, que são consumidos como água. Para os franceses, uma refeição sem vinhos é uma refeição incompleta. A bebida é o melhor acompanhamento para todo banquete. O vinho tinto geralmente é acompanhado de carne vermelha, enquanto o branco é servido com aves e frutos do mar.
Duração da refeição
Os franceses acreditam que a duração de uma refeição deve ser a mesma da preparação. Assim, a duração de um almoço em um determinado dia pode durar 2 horas.
Jantar
Um jantar normalmente é composto por 4 pratos: aperitivos, prato principal, pão e queijo, e a sobremesa. Uma forma elegante de tratar o convidado é oferecer uma bebida conhecida juntamente com o aperitivo, como um Martini por exemplo.
Comidas estranhas
Entre as comidas estranhas aos brasileiros que os franceses comem, estão os caramujos (os famosos escargots), pernas de sapo (les cuisses de grenouille) e carne de cavalo (la viande de cheval).O pão francês é nosso
Apesar do pão mais consumido no Brasil chamar "Pão Francês", ele não é exatamente um pão consumido na França. Lá o mais popular é o Baguete (la baguette). Tanto é que em alguns países o nosso pão francês é conhecido como "pão brasileiro". Como explicar isso? Simples: na Belle Époque a burguesia brasileira imitava hábitos franceses. Foi nesse período, no início do século XX, que o pão consumido foi trocado pelo "francês".
O croissant é dos austríacos
Apesar do croissant ser uma das comidas mais conhecidas da França, ele foi inventado na Áustria. É que tudo começou com um chefe francês que trabalhava para o Império Austríaco. Depois de uma vitória sobre os turcos, há trezentos anos, o chefe resolveu fazer o salgado em forma de lua crescente - o símbolo da Turquia. Quando voltou a França, difundiu o croissant, que, depois, acabou se tornando mundialmente famoso.
Vídeo sobre a gastronomia francesa
Receitas
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto, não deixe de visitar o post com as Receitas da França que selecionei.
Posts Relacionados:
- Conheça a história gastronômica da África
- Comidas típicas da Inglaterra
- A história e desenvolvimento dos pratos mexicanos
- Comidas tradicionais da Espanha
- A cozinha da Itália e suas influências
Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!
Discorde e critique, mas com educação. Para divergir da opinião do autor não é necessário ser mal educado. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados de maneira nenhuma.