Comidas típicas do Líbano

As comidas típicas do Líbano estão entre as mais famosas e reconhecidas do Oriente Médio. A história da nação e seu desenvolvimento contribuiu para isso. 


Durante maior parte da sua história países estrangeiros exerceram influência no domínio do território. Isso fez com que a culinária local se variasse e se multiplicasse.





O Líbano se encontra na costa oriental do Mar Mediterrâneo, e possui uma área de 10.400 quilômetros quadrados. É um lugar onde encontramos grandes montanhas. 


A natureza árida e inóspita da geografia do Líbano limita muito o cultivo de alimentos, embora ainda haja muitos alimentos. 


Apenas 30% do total da área do país está propício para o plantio. Entre as comidas que facilmente se encontra estão frutas, vegetais, carnes e peixes.


Durante os séculos 16 ao 20 (1516 a 1918) os turcos otomanos controlaram o Líbano e introduziram uma varição de alimentos. 


Foram eles inseriram o azeite, o pão fresco, legumes recheados, a baklava (um tipo de pastel doce), entre outros alimentos na cultura libanesa. Também expandiram a criação de ovelhas. 


Hoje em dia esses produtos são essenciais na dieta do libanês.


Leia também: Culinária da África


Em 1918, 4 anos depois de ter iniciado a Primeira Guerra Mundial, o território do país passou para o domínio francês, período que durou até 1946, com a independência do país. 


Nesse período muitos alimentos da França foram introduzidos na dieta dos habitantes da região. Foi o primeiro país ocidental a influenciar fortemente a culinária libanesa


Hoje em dia na capital Beirute é possível encontrar restaurantes que servem comidas típicas japonesas, assim como os que servem chineses, e americanas.


Mas nem só outros países levavam comidas para lá. Os próprios habitantes traziam outros alimentos para sua culinária. Isso aconteceu com tribos primitivas que viajavam pelo Oriente Médio e necessitavam de alimentos que não estragassem fácil, como o arroz. 


Assim acabavam descobrindo muitos temperos, frutas e legumes. Essas tribos também descobriram diversos ingredientes do Extremo Oriente (leste e sudeste da Ásia) além de outras partes do mundo. 


A locomoção dos libaneses enriqueceu sua cultura alimentícia, a exemplo dos judeus.




É curioso o fato que no Líbano existam majoritariamente duas religiões: cristianismo e islamismo. A despeito dos conflitos que acontecem em todo o mundo entre essas religiões, o povo libanês aproveita muito as festas religiosas, sempre regadas aos costumes do país, como a música e a culinária. 


Os muçulmanos celebram festas o ano todo, mas a principal delas é o Ramadã, que acontece no nono mês do calendário libanês. Nesse período os islâmicos costumam jejuar entre o nascer e o por do sol.



Os cristãos comemoram, obviamente, as mesmas festas populares do resto do ocidente. O natal e a páscoa são as festividades mais conhecidas, e os alimentos dos cristãos não variam em relação ao Brasil, por exemplo. 


Abaixo você conhecerá um pouco mais sobre os pratos tradicionais do Líbano.



Os principais pratos típicos do Líbano

Homus



prato típico


Prato feito a partir de grão-de-bico, que é cozido e espremido. Também leva suco de limão, alho, sal, taíne e azeite. É consumido não só no Líbano, mas como em todo mundo árabe.

Quibe (kubbe)


comida do oriente médio
Muito conhecido e consumido no Brasil, o kibe é um dos alimentos mais populares do Líbano. Pode ser comido de várias formas, cru, cozido ou frito. É temperado com ervas e pode levar vários tipos de ingredientes.

Shawarma


pratos típicos libaneses

É uma comida muito popular no mundo árabe, feita com pão sírio e fatias de frango ou carne de vaca, temperado com outros condimentos.


Tornou-se muito popular no Brasil graças aos imigrantes libaneses. Por ser uma comida muito rápida de ser preparada, é cada vez mais comum no mundo ocidental.

Baba Ganoush

comida tradicional
Uma mistura muito saborosa de purê de berinjela, com tahine (pasta de gergelim), e suco de limão. A berinjela pode ser grelhada ou assada. É consumido geralmente como entrada ou aperitivo. É comido muitas vezes na forma de salada.

Meze

comidas típicas libanesas
É uma junção de vários acepipes (aperitivos), entre eles boureki, tiganita, fava, dolmades e skordalia. Meze significa "refeição ligeira".

Arak


bebida típica do Líbano


É uma bebida típica libanesa, que também é consumida em outros países como Palestina, Israel, Iraque e Síria. É consumida com água ou gelo, e possui forte teor alcoólico (mais de 50%).


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Uma culinária muito rica, e com muitas opções para vegetarianos.

    ResponderExcluir

Discorde e critique, mas com educação. Para divergir da opinião do autor não é necessário ser mal educado. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados de maneira nenhuma.