Comidas típicas da região norte do Brasil

As comidas típicas da região norte possuem uma riquíssima tradição, que mesmo se modificando e recebendo influência de outras gastronomias ainda apresenta uma forte herança indígena. Danças típicas e ritmos chamam a atenção de quem passa pelo norte, mas a culinária marca os turistas. Diante de tanta diversidade e variação de pratos e comidas entre os lugares, elaborei uma pesquisa e listei os ingredientes utilizados para preparação dos pratos de cada estado.


Tocantins

Além da cultura Indígena, Tocantins recebe em sua culinária diversas influências de outros lugares, como São Paulo, Minas Gerais e Portugal. Os pratos típicos do estado deixam saudades em todo turista que o visita. Muitas receitas de Tocantins são preparadas à base de peixe, sendo feito na folha de bananeira ou com outros ingredientes, como é o caso do “Peixe no Leite”. 

A Caldeirada é um famoso prato local que carrega diversos frutos do mar. O prato é feito tendo como ingrediente principal o peixe, no qual é adicionado condimentos e temperos como salsa, pimenta, cebola, alho, entre outros. Um prato muito famoso é Paella, uma comida típica de origem espanhola feita com galinha caipira, pequi, calabresa entre outros alimentos apreciados no estado.

comida de tocantins

Roraima

Roraima também recebeu influência de diversas outras regiões. Muitos pratos do Brasil chegaram aos roraimenses através de pessoas que foram viver fora do estado. Entre os pratos típicos se incluem torta de carne de sol, tapioca, maurida, mugica de peixe e paçoca de banana. 

Diversos pratos apreciados são feitos à base de carne de sol, em cuja receita contém ingredientes como a nata de leite e a alguns legumes. As bebidas locais apreciadas são o suco de açaí, caixiri, suco de cupuaçu, o vinho de Buriti, entre outros.

culinária de roraima

Rondônia

A gastronomia de Rondônia, assim como a de seus vizinhos, é feita à base de peixes e frutos do mar. Entre os temperos usados na cozinha dos rondonienses estão o cheiro verde, a chicória e a cebolinha. Algumas comidas típicas muito comuns: Caldeirada de Tucunaré, Maniçoba, Doce de Cupuaçi e Caruaru.

prato típico rondonense

Pará

Entre ingredientes utilizados na cozinha do Pará estão os crustáceos, como o camarão, o caranguejo e o marisco. Carnes de aves, como a de pato, também são muito apreciadas. Em todos esses alimentos utiliza-se temperos como coentro, chicória, maniva, pimentas e ervas. 

Alguns pratos são servidos em cuias, panelas de barro ou até em casulos de folhas de banana. Os assados são feitos em moquéns molhados no tucupi. A cozinha, baseada na culinária indígena, possui ingredientes exóticos como ovos de diversas aves desconhecidas e até larvas de inseto.

prato típico do paraense

Acre

As comidas típicas desse estado herdaram ingredientes da gastronomia paraense, nordestina e sírio-libanesa. Na manhã, o acriano come mingau de bananas e tapiocas, tacacás, cuscuz de milho, quibes de macaxeira, arroz, entre outros alimentos. Para beber, a população opta pelo tradicional café com leite. Alguns pratos: Panelada (buchada de boi), Pato no Tucupi, Carne de Sol, Baião de Dois, Quibe cru ou assado.

comida do acre

Amapá

Utilizando-se de vários ingredientes da Amazônia, como faziam seus antepassados, os amapaenses preparam deliciosos pratos como o Camarão ao Bafo, o Tucunaré na brasa e a Pescada de Gurijuba. 

O Amapá também é a origem do Açaí, fruto do qual é extraído o famoso suco, apreciado em todo o Brasil e no exterior. O açaí também é consumido com carnes, peixes e frutos do mar. O peixe mais apreciado no estado é o Gurijuba.


prato típico do amapá


Amazonas

O maior estado do Brasil recebeu influências da cozinha portuguesa e africana. Quase todos os alimentos utilizados são extraídos da riquíssima mata Atlântica. Frutos, peixes e raízes como a mandioca são os ingredientes mais tradicionais. Nos ensopados são usados o leite de coco e o azeite de dendê. 

O tempero amazonense é feito na base de coentro, limão, cebolinha, salsinha e sal. Comidas típicas como tapioca recheada com tucumã e queijo coalho, pamonha e o mungunzá estão presentes nas refeições matinais. Um prato muito apreciado é o Tacará, uma sopa muito saborosa. Outra comida da região amazônica bastante conhecida é o Pato ao Tucupi, que sempre chama conquista quem o experimenta.

pratos típicos amazonenses

Veja um vídeo

Essa reportagem exibida pelo programa Domingo Espetacular, da TV Record, irá complementar sua pesquisa sobre a gastronomia da região norte do Brasil.



Por região:



Outros posts:


Deixe um comentário!

Postar um comentário

50 Comentários

  1. Anônimo2:59 PM

    é que eu queria outra coisa mas serve!

    ResponderExcluir
  2. Vlw... Vc me salvou pq eu tinha um trabalho de geografia pra fz e vc me salvvvvooooooooooooooooouuuuuuuuu!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:38 PM

    É Nossa Como qee vse fazer se não ten os ingredientes ,, Receitas de merda ,, eu não gostei.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site não é especializado em receitas amigo!

      Excluir
    2. obrigado!! tenho um trabalho a entregar e vc me ajudou!!!

      Excluir
    3. Haha , Vlw , Consegui Faer Meu Trabalho De Geo.

      Excluir
    4. essas pessoas não dão valor ao trabalho das outras a pessoa vem no site só pra criticar da vontade de dar um soco !!!!

      Excluir
  4. Anônimo6:42 PM

    Credo meu como vai fazer o Prato se não ten os ingredientes pra fazer o prato Affê'z

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3:54 PM

    as comidas né

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:55 PM

    adorei ese programa vou votar sepre

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5:49 PM

    tu me salvou

    ResponderExcluir
  8. LuanaMaia1:24 PM

    Valeu amor,isso me salvo pra prova de arte sobre algumas coisas da Região Noorte coloquei isso tudo e tirei um belo ....,continuem ah sim 1

    ResponderExcluir
  9. povo ignorante a gente ve por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou homem vc é a o ali seu sinbulo ♀

      Excluir
  10. Anônimo4:18 PM

    muitooo boom *_*

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8:15 AM

    teem gente que não tem nada o que fazeer e fica postando porcaria nos comentarios --'

    ResponderExcluir
  12. Anônimo10:37 AM

    bom tenho um trabalho de geografia mais nao sei se vai servir msm assim obg

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9:50 PM

    Por favor, pelo menos coloque o nome dos pratos nas fotos.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo10:27 AM

    EU GOSTEI.TEM TUDO QUE EU QUERIA PARA O TRABALHO DE GEOGRAFIA

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9:32 PM

    Muuito obrigada,tenho 9 anos e minha professora mandou eu fazer um trabalho de Geografia e graças a voces eu consegui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela visita, fico feliz em poder ajudar!
      Abraço.

      Excluir
  16. Anônimo10:35 PM

    ESSE SITE MESMO NAO SENDO ESPECIALIZADO EM RECEITAS, ME AJUDOU MTO MSM EM GEOGRAFIA E MEU TRABALHO TIROU PONTUACAO MAXIMA

    ResponderExcluir
  17. Poderia ter colocado mais pratos porque o meu trabalho pedia nome de pratos mais do mesmo jeito obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  18. Muito Obrigado quem soiber de mais algum prato me responde ae e alem disso se souber o nome de um prato coloca o seu estado Ok vlwww

    ResponderExcluir
  19. Quem sabe mais receitas coloca aqui em baixo vlw :D

    ResponderExcluir
  20. Obrigaado , Consegui Fazer O Meu Trabalho =D , Agradeço !

    ResponderExcluir
  21. não tem a receita não eu preciso muito da receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um site de pesquisa não de receita.

      Excluir
  22. Muito obrigada pela sua exelente pesquisa.

    ResponderExcluir
  23. deve ser uma delicia

    ResponderExcluir
  24. Nossa muito obrigado,eu tenho 10 anos e eu tinha que entregar um trabalho de geografia ontem e a prof. me deu logo 1 10,00 estou muito feliz ta valeu por me ajudar!!!!

    ResponderExcluir
  25. ajudo bastante ó diferente de todo mundo aki minha matéria é de cciencias

    ResponderExcluir
  26. ahh le lek lek lek lek lek lek lek lek lek lek lek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh le lek lek lek lek lek lek lek lek lek lek lek

      Excluir
  27. Anônimo2:32 PM

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Ficou muito bom! =D
    Tem um povo ignorante q só chega no site só pra criticar, aff valorizem o trabalho dos outros -.-'
    O site n é especializado em receitas e sim sobre a culinária pertencente a cada região ou país

    ResponderExcluir
  29. Muiito obrigada, com certeza vou tirar total no trabalho de Geografia;só queria que tivesse o nome nas imagens dos pratos. S2 S2 S2 S2 S2 S2 S2...

    ResponderExcluir
  30. kkkkk mata atlantica no norte kkkkkk

    ResponderExcluir
  31. Amei saber deste jeito irei ganhar um 10 no meu trabalho sobre a região Norte.Obrigada!!

    ResponderExcluir

Discorde e critique, mas com educação. Para divergir da opinião do autor não é necessário ser mal educado. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados de maneira nenhuma.