Comidas típicas da Itália: história e pratos

A culinária italiana possui uma um caráter tradicional e ao mesmo tempo muito variado. O país se situa numa região onde ocorreram intensas mudanças durante a história. É natural que sua gastronomia também mudassem constantemente. As comidas sofreram constantes transformações com o passar do tempo. 

Leia também: Comidas típicas da Alemanha


História

Antigamente, por volta do ano 500, o país ainda consistia em repúblicas separadas, e conseqüentemente, com uma gastronomia local. Isso ocorreu até o ano de 1800, quando esses costumes se chocaram e foram passados de geração para geração. A herança do povo italiano consiste em danças típicas, festas populares e as melhores receitas gastronômicas.



queijo e calabresa

No século 20, com o advento das novas tecnologias, tal como as de produção alimentícia e de agricultura, a forma de produção dos alimentos se modernizou, e ganhou uma nova cara. Os habitantes do sul introduziram a pizza, enquanto os do norte colaboraram com o risoto e polenta. 

Leia também: Comidas típicas da França

Como ocorreu em vários países da Europa nesse período, o fast food norte americano também foi adotado. Contudo, o regionalismo e as diversidades locais ainda são o orgulho da gastronomia da Itália.


gastronomia italiana

Alimentos tradicionais

Antes da mistura desses ingredientes, era possível classificar a culinária pelo tipo de gordura utilizado na preparação dos pratos. O norte do país usava a manteiga, o centro, a gordura de porco, e o sul o azeite de oliva. 

Embora o país seja popularmente conhecido por seus molhos e massas (incluindo a pizza e o macarrão), os pratos básicos do país foram o arroz e a polenta. Foi no final do século 20, precisamente nas duas ultimas décadas, que o país adotou a Pizza, o macarrão e o molho de tomate como pratos típicos nacionais (antes esses alimentos eram consumidos apenas no sul).


Tipos de massas
Alguns tipo de massas italianas


Leia também: Comidas típicas do Japão

Orégano, manjericão, salsa, alecrim e sálvia são os principais temperos. O queijo é um alimento muito apreciado no país, existindo mais de 400 tipos produzidos lá. O presunto também é muito apreciado, sendo produzido originalmente em Parma (terra também do queijo parmesão). Esses alimentos já bastam para nós sabermos por que a Pizza deu certo na região, já que sua história remete ao Egito antigo.


Refeições

Geralmente são feitas 3 refeições no dia. O café da manhã é um café leve (la prima colazione). Freqüentemente eles param em uma cafeteria para tomar o Caffellatte (café com leite) ou cappuccino com pão, às vezes com manteiga e geleia, ou bolo. O almoço e o jantar não difere muito em regiões. 


Quem mora na Itália aprecia o antipasto (um aperitivo baseado em carnes frias), um prato de massa ou arroz (dependendo da região), como o risoto, uma carne principal ou prato de peixe, uma salada e queijo e frutas. O almoço (ou il pranza, la seconda colazione) é geralmente consumido entre meio dia e duas horas da tarde.

O vinho e o pão estão sempre acompanhados das refeições principais. Até mesmo as crianças saboreiam a bebida. Além dessas refeições, as pessoas fazem lanche duas vezes ao dia. O Spuntini é feito no meio da manhã, e o Merende no meio da tarde. Esses lanches se tornaram populares logo após a Segunda Guerra Mundial.


comida tradicional




Pratos típicos

Agnellino

O leitão assado é consumido em festas de santo, e o Agnellino (assado de cordeiro bebê) é preparado na páscoa, que é servido com alcachofras assadas. Os doces e sobremesas variam de local para local.  


Lasagna

Gastronomia italiana


Um dos pratos italianos mais conhecidos dos brasileiros surgiu em Nápoles, possivelmente. Não se sabe exatamente quando o parto surgiu, mas muitos afirmam que é um das massas mais antigas da história. Consistem em massas finas, do tipo do macarrão, interpostas com molho e outros ingredientes, como carne, queijo e presunto.


Pizza de Napoli

Prato tradicional italiano


Um prato que já  é um simbolo não só da região de Nápole, mas de todo país. Foi criada, em 1889, pelo chefe Taffaello Esposito. Ele concebeu a pizza em homenagem à rainha italiana, que visitava a região após a recém unificação do país. A pizza leva as cores da bandeira italiana, o vermelho do tomate, o verde do manjericão, e o branco do queijo.

Leia também: Culinária do México


Ravioli

Comida italiana


Outro prato conhecido e apreciado no Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste, onde imigrantes italianos escolheram viver. Trata-se de pequenos pasteizinhos recheados e cozidos. A massa é preparada com ovos e trigo, e o recheio pode ser de vários sabores: carne, queijo, peixes e vegetais. Também há´uma versão maior, que leva uma gema de ovo inteira.


Spaghetti

Massa da Itália


Outra comida típica conhecida no mundo todo. Spaghetti significa algo como "barbantinho", devido ao formato da massa. É comido com molhos de diversos sabores, como bechamel, quatro queijos e ragu. É um dos pratos mais consumidos no país. Diz-se que cada italiano come 30 quilogramas anuais de massa. Para se ter uma ideia, o brasileiro consome apenas 5,7 quilogramas.


Strudel

Pastelaria italiana


O Strudel é uma comida típica italiana da região do Tirol no norte do país. As receitas de sobremesa no sul são mais elaboradas, levando no preparo ingredientes como azeite de oliva (em vez de manteiga), os lotes de ovos, frutas cristalizadas e mel. 


Struffoli


Comida natalina italiana


O
struffoli é muito popular, uma espécie de doce natalino que consiste em cubos frito de massa de ovos coberto com mel e polvilhados com açúcar colorido. O struffoli é uma especiaria de Nápoles.

Leia também: Culinária da África

Zelten


comidas natalinas da Itália


Uma receita muito consumida é o bolo Zelten (semelhante ao panetone), que é preenchido com passas, tâmaras, figos, amêndoas, pinhões, casca de laranja, rum e canela. Essa receita é feita dias antes do Natal, já que segundo a tradição, o sabor melhora com o passar dos dias.


Leia também: Culinária da Espanha

Turismo gastronômico

Quem for para a Itália terá que reservar um tempo só para a culinária italiana. Todos sabem o quão belos são os pontos turísticos, e podemos dizer que em termos de qualidade e grandeza os pratos típicos se igualam. Pode-se dizer que grande parte do lucro da economia italiana vem do turismo. Isso é a prova de que quem passa por lá tem bons motivos para gastar.


Vídeo sobre festival de comida italiana





Leia também: Culinária da Inglaterra


Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Anônimo5:07 PM

    pizza nao e da italia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas no texto não tá escrito que é! Esta escrito que foi popularizada pela Itália. A pizza como grande parte das receitas foi se modificando através do tempo. A pizza que conhecemos hoje é em grande parte obra dos italianos. Já a receita começou com os egípcios, na antiguidade.

      Excluir
  2. Claro que eh da Itália vc morou lah pra saber td eu nn morei mais li no site vc nn sabe de nd meu qrido

    ResponderExcluir
  3. Claro que eh da Itália vc morou lah pra saber td eu nn morei mais li no site vc nn sabe de nd meu qrido

    ResponderExcluir
  4. Non per essere scortese, parlare con le persone in modo giusto è molto efficace

    ResponderExcluir
  5. adorei o site italiano ***

    ResponderExcluir

Discorde e critique, mas com educação. Para divergir da opinião do autor não é necessário ser mal educado. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados de maneira nenhuma.