Findeen.com Culinária da Ásia | Comidas típicas e culinária mundial
Culinária no Mundo
A gastronomia de qualquer
região a um clique!

Culinária da Ásia

O mundo ocidental tem fascínio pela cultura asiática e, consequentemente, pela culinária da Ásia. Com sua história impressionante, os povos desse continente despertam a curiosidade em nós, dos países cristãos, desde cedo. A sua geografia única também encanta todo o planeta. Podemos ver florestas tropicais, cordilheiras gigantescas, planícies geladas e desérticas e ilhas fabulosas.

Nesse cenário, os povos asiáticos desenvolveram sua culinária por aproximadamente 3 mil anos. Países como Japão, Índia e Israel mudaram a forma como o planeta se alimenta depois de sua influência. Mas ainda há muito para se descobrir nas nações. Comece lendo um pouco sobre a culinária, e clique nos respectivos links de cada país para se aprofundar no assunto.

* Este artigo está em constante atualização.



Israel

Comidas típicas da Ásia

A culinária

A tradição da gastronomia israelense é longa. Além disso, as constantes diásporas do povo fez com que eles enriquecessem sua culinária e sempre desenvolvessem novos modos de preparar os alimentos. Embora o Estado de Israel ser novo, de 1948, a base dos pratos apreciados no país é de 3 mil anos atrás. Uma características da cultura judaica, refletida na sua gastronomia, é o apego aos costumes. Isso possibilitou a preservação de seus pratos mesmo nas épocas trágicas. Como o povo judeu imigrou durante séculos, podemos ver suas comidas típicas em quase todo o mundo.


O que comem

No almoço e  no jantar os israelenses adoram comer arroz, legumes, purê de batatas e um prato chamado tahine. Já no café da manhã a população aprecia comidas tradicionais como burekas, labane e salada israelita. Os judeus costumam apreciar de sobremesa baklava, sahlab e malabi. Entre as bebidas que tomam está mint lemonade, mint tea e café afuch.

Pratos típicos mais conhecidos

Baba Ganoush
Baklava
Knafeh

Aprenda mais

Comidas típicas da Israel


Japão



Comidas típicas da Ásia

A culinária

A geografia e o clima têm um peso enorme no desenvolvimento da gastronomia do Japão. O país, que é composto por diversas ilhas, passou por períodos de escassez durante muitos séculos.As chuvas e tempestades, o terreno vulcânico e montanhoso que não favorecia ao plantio e o isolamento do Japão dificultou o abastecimento da população. Por isso, a Coreia e a China desempenharam um papel importante no desenvolvimento da culinária japonesa. Os países influenciaram os japoneses com suas técnicas de plantio e preparação desconhecidas nos primeiros séculos da Era Cristã europeia.  

O que comem

Os pratos são categorizados pelo modo de preparação: os fritos (agemono), as carnes e vegetais grelhados (yakimono), cozidos (nabemono), etc. A dificuldade com a obtenção de alimentos fez com que os japoneses construíssem uma culinária com base em peixes e frutos do mar. Por volta do século 3 d.C., os coreanos introduziram no Japão o arroz, que passou a ser plantado e consumido em larga escala. Até hoje é um dos alimentos mais utilizados na preparação dos pratos. A soja e o trigo também foram importantes, advindos do comércio com os chineses. 

Pratos típicos mais conhecidos

Yakisoba
Sashimi
Sushi

Aprenda mais

Comidas típicas do Japão


Líbano



Comidas típicas da Ásia


A culinária


O Líbano possui, com toda a certeza, a gastronomia mais famosa do Oriente Médio. Durante muitos anos o território foi ocupado por diversos outros povos. Isso foi essencial para que a culinária do país se desenvolvesse e se tornasse rica. O forte aspecto ocidental, devido ao domínio Francês, colaborou para que o Líbano tivesse pratos com misturas extremamente originais.


O que comem

Os libaneses tiveram que se virar com apenas 30% do território propício ao plantio. Mesmo assim o país possui uma gastronomia com baseada em frutas, peixes, carnes e vegetais. Da influência turco-otomana o Líbano obteve o pão fresco, legumes recheados e azeite. Por ser um país religiosamente dividido entre muçulmanos e cristãos, há uma diversidade de pratos que refletem as diferenças dos dois mundos.


Pratos típicos mais conhecidos

Kubbe (quibe)
Meze
Shawarma

Aprenda mais

Comidas típicas do Líbano

0 comentários :

Postar um comentário

Discorde e critique, mas com educação. Para divergir da opinião do autor não é necessário ser mal educado. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados de maneira nenhuma.