A história e os alimentos
O tamanho territorial de Portugal é completamente desproporcional à sua vasta cultura gastronômica. Isso se deve a grande tradição portuguesa e sua história culinária de mais de 8 séculos. Foram muitos povos, de diferentes regiões do globo, que influenciaram a culinária local: os fenícios, os romanos, os mouros, dentre outros. Na chamada Era dos Descobrimentos, um dos pontos mais altos das civilizações ibéricas, a culinária de Portugal se intensificou mais graças ao comércio e às suas colônias.
Portugal criou o primeiro império global da história, numa época em que era uma das maiores potências navais do mundo. Durante esse período, os navegantes trouxeram para o país diversos alimentos estranho aos olhos e costumes dos portugueses. As especiarias trazidas e adotadas pela população passaram a ser misturadas com os alimentos já existentes e consumidos. Esse período foi extremamente importante para que fosse criada uma culinária com um caráter nacional.
Alimentos da base gastronômica
Muitos temperos e sabores agridoces vieram nas velas do Infante D. Henrique e seus homens. Entre esses alimentos estão, por exemplo, pimenta, canela e noz moscada. A base da culinária existente na região foi herdada dos romanos, como aconteceu com grande parte dos países do Mediterrâneo. Os primeiros portugueses apreciavam vinho - os romanos eram grandes cultivadores de uva -, pão e azeite.
São tantas variedades de alimentos que é impossível não querer fazer um tour gastronômico por lá. Além disso, podemos apreciar essa boa comida ao mesmo tempo em que visitamos os diversos pontos turísticos de Portugal.
A Roda dos Alimentos
A maioria dos países utilizam a pirâmide alimentar, embora esse modelo seja alvo de muitas críticas de especialistas por ter um sistema hierárquico. Isso faz com que se dê mais importância a alguns alimentos do que outros, o que não deve ocorrer, já que todos têm a mesma relevância. Esse foi um dos motivos que fez Portugal adotar, no ano de 1977, Roda dos Alimentos.
Pratos típicos portugueses
Açorda de Mariscos
A receita é feita com alguns mariscos como camarão, berbigão e amêijoas (moluscos lamelibrânquios) . Os ingredientes são preparados separadamente, e, em seguida, é-lhes acrescentado pão, calda de peixes, ovos e temperos. A Açorda de Mariscos fica com uma aparência deliciosa, como pode-se ver na foto. Veja a receita detalhadamente aqui.
Para quem não sabe, a alheira é um enchido que pode ser preparado com vários alimentos, como aves, pão de trigo, carne, gordura de porco, etc. Foi inventada pelos judeus, como alimento de viagem, quando fugiam da Inquisição. A Alheira de Mirandela é preparada em formato cilíndrico, com um contorno que lembra o desenho de uma ferradura. O invólucro usado na preparação é uma tripa de porco ou boi. Veja na receita abaixo como se faz a Alheira de Mirandela:
Arroz de Pato
Os ingredientes usados para preparar esse prato já demonstram o quão saboroso ele pode ser: bacon defumado, carne de pato, presunto, arroz e chouriço. A carne de pato é cozida juntamente com o presunto e o bacon numa panela grande com água. Depois, o arroz é preparado com essa mesma água. Por final, as carnes são desfiadas e misturadas ao arroz. Veja a receita passo a passo:
Bacalhau
O bacalhau é um dos alimentos mais consumidos no país, e por isso dele se originaram diversos pratos diferentes. Só para citar alguns: Bacalhau à Brás, Bacalhau com Curry, Posta de Bacalhau Cozido, Bacalhau à Milú, Bacalhau com Natas e Bacalhau à Minhota. É um alimento amplamente difundido e muito consumido também no Brasil, principalmente na semana santa dos católicos.
Caldo verde
Para se preparar um caldo verde precisa-se de batatas, caldo de galinha ou de carne, azeite, paio, linguiça (aqui no Brasil conhecida como linguiça portuguesa), couve e água. O preparo é parecido com o cozimento de uma sopa, mas o sabor é único.
Cozido à portuguesa
É feito com uma grande quantidade de vegetais, carnes e enchidos. Não existe uma forma correta de preparo desse cozido. Mesmo em Portugal a receita varia de região para região, já que ela pode ser encontrada em todo país. Com a água do cozido é comum fazer uma sopa na qual é acrescentado pão, arroz e outros ingredientes.
Feijoada Portuguesa
Basicamente é muito parecida com a feijoada brasileira. O que muda é a adição de alguns ingredientes como chouriço de carne, chouriço de sangue, ovos, tomates, etc. O feijão usado pode ser seco, manteiga, catarino ou encarnado.
Pastel de Santa Clara
Trata-se de um pastel muito apreciado em todo país, que possui uma massa folheada recheada com gemas. São adicionadas amêndoas e nozes moídas e, também, algumas gotas de limão. Em alguns casos o pastel é polvilhado com açúcar de confeiteiro.
Esse doce português é um dos doces típicos mais conhecidos do país e um dos únicos criados pelo famoso Abade de Priscos cuja receita foi deixada para o público. É um pudim feito com toucinho, canela, vinho, limão e caramelo. Trata-se de um dos finalistas de um famoso concurso, para escolher as 7 maravilhas da cozinha portuguesa.