A culinária da Argentina - comidas típicas

Muito se questiona sobre as comidas típicas da Argentina, pois quem não as conhece deseja saber se valem tanto a pena como as belezas naturais e pontos turísticos do país. Hoje em dia quem faz turismo para o país já coloca na rota os restaurantes com pratos tradicionais.


Quem está com a dúvida sobre as receitas, pode ter certeza que valem mais do que a pena. É o que você verá ao ler o texto, que traz também muitas curiosidades sobre os costumes desse belo país.


História

A Argentina é o segundo maior país em extensão territorial da América do Sul e o terceiro maior em população. Durante o século 16 a cozinha local ainda era um tanto arcaica. Mais tarde chegaram chefes franceses para enriquecer a gastronomia do país. Esse misto de culturas culinárias durou pouco. Com o passar do tempo, a cultura gastronômica começou a declinar. 


Foi com a chegada dos espanhóis e italianos na época da colonização, que a gastronomia se acentuou, acrescentando variações à arte de cozinhar, que então se encontrava empobrecida. Durante o período colonial argentino, e no século 19, comia-se muito. Porém, as lojas especializadas em doces, bebidas e licores, bem como as padarias, se encontravam fora do país. 

Algumas comidas eram exportadas do Chile ou de Assunção, no Paraguai. No século 20 a Argentina que antes gozava de uma economia forte, passou por diversas crises financeiras. Os alimentos já não conseguiam suprir a demanda da população. 

Assim como outros países da América Latina, os argentinos possuem uma cultura de um estado muito presente na economia. Os últimos países a abandonarem o governo absolutista na Europa, Portugal e Espanha, foram justamente os reinos que colonizaram o continente latino-americano. É um fato marcante que em governos centralizadores é muito comum que a moeda do país se desvalorize, e comece a haver escassez.

As exceções, como também é comum, estavam na mesa das classes mais ricas, que ainda continham um toque afrancesado no cardápio. Esse quadro de crise ia melhorando com a chegada de imigrantes de diversos países europeus, que possuíam mão de obra e experiência na indústria.

A culinária alemã, também contribuiu com seus hábitos gastronômicos, já que muitos imigrantes vieram estabelecer uma vida nova na região. Podemos também encontrar a cozinha inglesa na preparação dos condimentos. e judeus contribuíram para enriquecer e salvar essa gastronomia.

Mas o país que realmente influenciou a gastronomia foi a Itália. Pratos espanhóis eram consumidos em muitos lugares, mas ainda eram tidos como tal, sem ter espaço para que houvesse uma mistura entre as demais culturas. Com os italianos foi diferente.

Com a chegada dos imigrantes da Itália, convencionou-se outra cultura gastronômica, porque além dos ingredientes e as comidas típicas da Argentina, esses imigrantes também trouxeram na bagagem hábitos sociais de grande valia para a gastronomia local. 

A influência foi tanta, que em pouco tempo, Buenos Aires se tornou o terceiro maior consumidor de pizza do mundo, ficando atrás de Nova York e obviamente a Itália. Trazendo a sua conhecida massa, os italianos permitiram que fossem feitos diversos pratos que ali inexistiam: o nhoque, o macarrão, a pizza, raviólis, canelone, risotos, a preparação dos pescados e frutos do mar, etc.

Além desses preparados, os italianos também apresentaram condimentos como o molho de tomate, o consumo de frutas secas, azeite de oliva e azeitonas, além de massificarem o vinho, bebida que hoje está presente na gastronomia de todo país. O consumo de carne assada que já era acentuado na região, ganhou a contribuição das massas.


10 comidas típicas da culinária argentina

Alfajor 

prato típico da argentina

É um doce apreciado por muitos, e não falo apenas dos argentinos. Hoje em dia o Alfajor está globalizado, e não há quem recuse. Trata-se de duas ou três camadas de massa assada, com um recheio de doce de leite. Por cima, é colocado açúcar de confeiteiro (na receita original), ou chocolate, como normalmente é conhecido no Brasil. Embora o mais conhecido seja a versão industrializada, o Alfajor feito em casa também é ótimo.

Arroz Portenho  

comida típica

O arroz é cozido com água inicialmente, e depois terminado ao leite. Após temperado com caldo de galinha, monta-se camadas com o arroz, molho de tomate, e algumas variedades de queijo: o ralado, parmesão, e a mussarela. Varia-se dependendo do gosto ou do local onde é preparado. Você pode tentar fazer o Arroz Portenho.

Asado

Comida típica da Argentina


É o nosso churrasco. A argentina tem uma grande tradição em churrascos, algo que compartilha com os vizinhos do Sul do Brasil, Uruguai e Chile. A versão argentina varia no sal, que é entrefino, uma entremeio entre sal grosso e o fino, e entre outros por menores. Assam Bife de Chorizo, bife ancho, costela (asado de tira), maminha (colita de cuadril), fraldinha (vacío).

Os acompanhamentos também variam. Ao invés de uma farofa e arroz, comem batata frita e legumes grelhados (parrillada de verduras). Bebem vinho, e como molho, utilizam o chimichurri e salsa criola (parecido com o vinagrete).


Carbonada



cozido argentino



Prato tradicional não só da Argentina, mas de outros da América Latina, como Chile e Bolívia. Em uma panela, num fogão à lenha, são fervidos muitos ingredientes, como carnes (o tipo varia de receita pra receita), abóbora, milho, batata, etc, até que virem uma espécie de guisado. 

Em algumas receitas também são adicionados vinho, limão, ou açúcar. Os argentinos temperam com cebola, alho, orégano, tomilho, salsa, pimentão, entre outros condimentos. 


Choripán

Sanduíche típico


Lanche muito comum na Argentina, que consiste em um sanduíche de chouriço, geralmente temperado com chimichurri ou salsa criola. Por isso o nome, que é a junção da palavra chorizo e pan. 

É comido como refeição rápida, ou às vezes, é assado. Por influência dos vizinhos, os gaúchos também o comem, mas o chamam de salsipão (salsichão + pão).

Empanadas argentinas

culinária

É um prato típico de outros diversos países: Espanha, Chile, Peru, Paraguai e Colômbia. Pode-se perceber que a empanada foi trazida pelos espanhóis, influenciando diversos países da América do Sul. Com essa massificação das empanadas, hoje ela é preparada de diversas formas dependendo da região, e pode ser feita doce ou salgada. 

Podem ser assados ou fritos, e os recheios também são muitos: carne de boi, frango, milho, ou até mesmo queijo com cebola. Normalmente é muito picante e gorduroso, o que da um sabor a mais ao recheio umedecido. A receita é muito simples, e muito saborosa.

Humitas



Pamonha argentina


São as nossas pamonhas. Não se sabe a origem, apenas que ela já vem do período pré-hispânico. O preparo, na Argentina, varia de acordo com a região. Geralmente é feito com o milho fresco, e temperado com cebola e outras especiarias.

Pode ser adicionada à massa pedaços em cubo de queijo de cabra.

Locro

gastronomia

Um ensopado preparado à base de abóbora, feijão e milho. O Locro se popularizou no país, e é apreciado não só pelos habitantes mas também pela grande quantidade de turistas que chegam ao país. O prato é apreciado tanto na Argentina, como no Equador, no Peru e na Bolívia, passando pela Cordilheira dos Andes e toda faixa litoral. Aprenda a fazer esse saboroso prato.


Matambre

Assado da Argentina


Um bife de corte fino, cortado entre a costela e a pele. Na o país, ele é consumido recheado, numa espécie de rocambole de carne. É usado cenouras, ovos e pimenta no preparo. Esse recheio é posto no bife, enrolando-o, ou costurando-o. Depois é cozido na água ou no leite.

Então o matambre é assado. Como acompanhamento, é servido maionese ou chimichurri.

Picada 

culinária típica

Trata-se de um prato com vários ingredientes servidos em pequenas porções, e tudo junto. Podemos encontrar diversas espécies de queijo, assim como presunto, tomate, azeitona, carne, entre outros aperitivos que contribuem para formar um grande mosaico de sabores.


Que tal experimentar algum desses pratos com algum vinho argentino? Há melhor bebida típica do que essa para acompanhar essas comidas saborosas?

Comente e compartilhe!


Posts Relacionados: