Comidas típicas do Chile: Alimentos e Pratos Tradicionais

A culinária do Chile é uma mistura de vários alimentos que cruzaram pelo país. Além das belas praias e paisagens naturais que servem de pontos turísticos, lá podemos encontrar uma tradição culinária fabulosa. Para compor seus pratos típicos, a cultura gastronômica mistura diversos ingredientes, e de todo tipo.


São usadas diferentes especiarias, como carnes, e frutos do mar, formando uma mistura fascinante que conquista o paladar dos turistas que por lá passam. Os frutos do mar também são muitos consumidos, devido a larga costa chilena. A culinária desse país é composta por uma mistura de paladares de vários países. Você saberá disso além de outras curiosidades ao ler abaixo.


comida típica do chile
Sopapilla

História da Gastronomia

Como ocorreu com todos os países toda América do Sul, o Chile recebeu influências na maneira de cozinhar de vários lugares e povos diferentes. A influência da cozinha européia se estende por todo país, onde é percebida nas misturas das comidas típicas. Os colonos que vinham de outros lugares traziam na bagagem seus ingredientes e métodos de preparação do alimento, e desde então, a cultura alimentar do país se misturou e se diversificou.

pratos
Porotos Granados

Os alimentos trazidos pela imigração se fundiram a outros, se transformaram e sobreviveram através do tempo, ganhando contribuições da culinária dos nativos. A atual gastronomia chilena se originou dessa grande mistura. Entre esses imigrantes estão árabes, britânicos, indianos, italianos e espanhóis. Os últimos trouxeram costumes como o uso do frango, da carne suína, e de temperos como alho e cebola.

Alimentos

À primeira vista, podemos dizer que a simplicidade é um fato marcante na culinária chilena. Mas isso não quer dizer que a composição do prato seja simplória, o conceito de simples nesse caso está ligado à facilidade na preparação. A peculiaridade dos ingredientes dão aos pratos uma sofisticada mistura de sabores. 

A influência da cozinha européia e indiana contribuiriam para esse enriquecimento gastronômico. Frutas, vegetais, aves, carne fresta e frutos do mar estão constantemente no cardápio do povo. Em média os chilenos têm quatro refeições por dia: o café da manhã, o almoço, a hora do chá, e o jantar. 

Normalmente no café da manhã é consumido pão torrado com manteiga, além do café com leite. No almoço, considerada a maior refeição do dia, são geralmente consumidas a carne de boi ou frango, e uma salada como acompanhamento. Os vegetais sempre têm espaço na mesa. O almoço dura cerca de uma hora e meia.

almoço
Charquicán

A pausa para o chá acontece geralmente no final da tarde, tradição adotada dos britânicos. Nessa pausa são consumidos pão, geleia  queijos e frutas, tal como o abacate. Por volta das 9 da noite, o s habitantes saboreiam seu jantar. Geralmente composto por uma salada, preparada com cebola picada, tomates, vinagre, molho de óleo e coentro picado. Pratos preparados com arroz são comuns, devido aos espanhóis.

pratos tradicionais
Carbonada
Na costa há grande números de frutos do mar, peixes, e crustáceos, que estão entre os alimentos mais procurados pelos turistas. Alguns frutos do mar extraídos de lá são considerados entre os melhores do mundo, como o caso do marisco. Tratando-se de bebidas, o chileno adora o vinho a ponto de considerar uma refeição incompleta sem ele. 

A bebida está presente em cada almoço e jantar, e é consumido assim como a água. Os vinhos lá fabricados têm reputação internacional, devido ao seu distinto sabor. No entanto, a bebida tradicional é o Pisco, ou "Pisco Sour", um licor preparada com suco de limão, açúcar e clara de ovo. 

O Porotos Granados é um prato nacional preparado com uma combinação de ingredientes nativos indígenas e da culinária espanhola. Trata-se de um guisado feito com abóbora, feijão, arando, milho e tomate. Uma comida tradicional, muito apreciada pelos habitantes e pelos turistas, é o Pastel de Choclo. Esse prato típico é um tipo de torta feita com carne (de frango na maioria das vezes), milho e uma variedade de legumes.

culinária do chile
Pastel-de-Choclo
No natal, o Pan de Pascua toma lugar na mesa dos habitantes. Esse bolo de frutas, conhecido também como stollen de natal, e foi trazido por colonos alemães. Ele é aromatizado com rum (ou pisco) e cheio de frutas secas e castanhas, parecido com o panetone que conhecemos. Aqui estão algumas comidas típicas.


bebida típica
Pisco

Comidas e pratos típicos


  • Arrollado de Chancho - são pedaços de carne de porco na banha, e mergulhados em ají vermelha (pimenta).
  • Bistec a lo Pobre - esse prato é composto por bife, batata frita, cebola frita, coberta com um par de ovos fritos.
  • Carbonada - uma sopa feita com carne picada e diversos vegetais como batata, cebola, cenoura, brócolis, pimentão e salsa.
  • Chancho em Piedra - um tempero feito com tomate, alho e cebola em uma pedra.
  • Charquican - Carne picada em cubos e cozida com batata, cebola, alho e abóbora amassada.
  • Cazuela de Ave - uma sopa de frango feito com pedaços de carne, batatas, feijão verde ou ervilhas, arroz ou macarrão.
  • Cazuela de Vacuno - sopa de carne com pedaços de batata, milho, cenoura, feijão verde, alho, pedaços de abóbora, arroz ou macarrão.
  • Charquicán - abóbora, batata, carne picada, cebola, cenoura, e às vezes consumido com ervilhas, milho e purê.
  • Costillar de Chancho - cozido feito com costelas de porco.
  • Curanto en Hoyo - feito com peixes, frutos do mar, batatas, carne, e um tipo de pão que é preparado sob a terra.
  • Curanto en Olla - mesmos ingredientes anteriores, mas é cozido numa panela em vez de sob a terra.
  • Empanada de Pino - recheado com carne cortada em cubos, cebola, azeitona, passas e ovo cozido, assado num forno de barro ou simples.
  • Empanada de Queso - empanado simples preparado com queijo.
  • Ensalada a la Chilena - recheado com fatias de tomate, cebola e óleo.
  • Humitas - folha de milho cozido cheio de milho moído temperado (pamonha).
  • Milcaos - batata crua ralada espremida até secar, então é adicionado batatas cozidas e achatado em uma forma e frito em seguida.
  • Palta Reina - servido sobre folha de alvace, o prato é feito com abacate cheio de atum ou presunto, e coberto com maionese.
  • Parrillada - diversas carnes e salsichas grelhadas servidas com batata ou arroz.
  • Pastel de Choclo - uma torta feita com milho moído, carne, cebola, pequenos pedaços de frango, ovo cozido, passas de oliveira, tudo assado num forno de barro, ou convencional, muito comido no verão.
  • Pebre - tempero de tomates com cebola picada, pimentão, coentro e cebolinha, servidos normalmente num prato de barro. 
  • Pollo Arvejado - frango servido com ervilhas, cebola e cenoura em fatias.
  • Porotos Granados - prato de feijão doce com milho e pedaços de abóbora.
  • Prietas - salsicha de sangue (chouriço)
  • Sopapilla - uma espécie de pão frito, feito com abóbora e farinha.

prato tradicional
Milcaos
É claro que esses são apenas alguns pratos que compõem a enorme cultura gastronômica chilena. Você pode encontrar mais diversos nomes de pratos em alguns sites da internet. Ou se você deseja saber sobre algumas receitas, veja a seleção feita pelo site Comidas e Receitas. Há outro interessante artigo a respeito no blog En Chile. Se você se vira no inglês, visite esse ótimo site com algumas receitas da América do Sul. Vale a pena conhecer mais esse país, que além de uma fabulosa gastronomia, possui danças típicas, festas populares e muitas outras riquezas que vão além dos pontos turísticos.



Deixe seu Comentário!