Culinária da Europa

Turistas vão a Europa por diversos motivos. As construções históricas, os monumentos e os museus estão entre as principais atrações do continente. Mas há também aqueles que viajam apenas para conhecer a culinária da Europa, uma das mais importantes da gastronomia mundial

A influência europeia não é só visível nas nações colonizadas pelos países do continente. A cultura da Europa está presente em quase todo país, de maneira direta ou indireta. Suas comidas típicas e pratos tradicionais hoje são apreciadas diariamente nos quatro cantos do globo.

A influência dos países europeus como a Itália e França no modo de comer teve um impacto profundo na alta e baixa gastronomia. A Europa possui uma culinária com gostos marcantes, ingredientes fortes e precisão na preparação dos pratos.

Conheça sobre a culinária dos principais países europeus lendo abaixo*. Se desejar saber mais, como nomes de pratos e receitas, bem como a história da cozinha de cada país, clique nos respectivos links de cada país. Boa leitura!

* Este artigo está em constante atualização.



Alemanha



                       Comidas típicas    


A culinária

Conhecida pela comida pesada, a Alemanha adora preservar sua gastronomia. A prova disso é que trata-se do segundo país com mais restaurantes na Europa (perde apenas para a França). O alemão aprecia comer tomando uma boa caneca de cerveja. 

O que comem

Entre as carnes que mais consome estão bife, frango e porco. Mas ele também adora salsichas, pois são mais de 1.500 tipos diferentes no país. Embora conhecidos pela culinária pesada, os alemães adoram vegetais. Preparam guisados e sopas com legumes e acrescentam alimentos como repolho, nabos, cenoura e ervilhas.


Pratos típicos mais famosos

Apfelstrudel
Chucrute
Sauerbraten

Aprenda mais

Espanha

Comidas típicas

A culinária

A Espanha sempre foi diversificada por causa das diferenças entre os povos que formaram o país. Isso se reflete na culinária espanhola, que agrega alimentos de distintos povos. Por ser uma nação que se esforça para preservar suas tradições, tem preferência por pratos de séculos atrás.


O que comem

Entre os ingredientes mais utilizados na preparação das comidas típicas espanholas estão azeite, alho, queijos, peixes, frutos do mar e salsichas. Assim como os vizinhos portugueses, adoram diversos tipos de doces.

Principais pratos típicos

Chicharrón
Paella
Zarangollo

Aprenda mais

     

França


                     Comidas típicas


A culinária

Possuindo uma das culinárias mais lembradas e apreciadas, a França é conhecida pelos seus saborosos queijos e deliciosos vinhos. Em 2010 a gastronomia francesa foi considerada, pela UNESCO, um "Patrimônio Cultural Imaterial do Mundo", dada a importância dos seus pratos. 

O que comem

Muitas das receitas levam carne e temperos fortes e afrodisíacos. Os franceses comem coelho, porco, carneiro, frango, vaca e até mesmo sapo. Entre os vegetais, apreciam cebola, berinjela, alho-poró, nabo e abobrinha. Normalmente seus pratos típicos vêm acompanhados de um bom vinho.

Principais pratos típicos

Cassoulet
Canard à l'orange
Croissaint

Aprenda mais


Inglaterra


Comidas típicas

A culinária

Como todos os países que já pertenceram a um grande império, a Inglaterra incorporou receitas com os mais variados tipos de ingredientes. Mas jamais abandonou sua preferência por pratos típicos de países litorâneos.

O que comem

Ingleses adoram pão, queijo, batatas e peixes. Durante a tarde tomam seu tradicional chá, que normalmente é acompanhado por scones, uma típica bolacha britânica. Em ocasiões especiais, adoram um assado de carne vermelha ou frango.

Pratos típicos mais conhecidos

Fish and Chips
Pie and Mash

Aprenda mais


Irlanda


                      Comidas típicas

A culinária

A culinária da Irlanda pode ser dividida em dois grandes grupos: tradicional e moderna. A primeira possui pratos simples e populares, com sabores intensos e marcantes. A segunda, mais voltada ao turismo, compõe-se de pratos refinados e com ingredientes sofisticados.

O que comem

Assim como seus vizinhos ingleses, os irlandeses adoram batata. O alimento é consumido em todo o país e de várias formas. Também é um ingrediente indispensável em muitas receitas irlandesas. Outra paixão é a cerveja Guiness, considerada um patrimônio nacional.

Pratos típicos mais conhecidos

Boxty
Coddle

Aprenda mais


Itália


Comidas típicas


A culinária

A culinária da Itália é, sem dúvidas, uma das mais conhecidas e apreciadas do mundo. A tradição gastronômica do país foi herdada de diversos povos que passaram pelo mediterrâneo. No território pertencente à Itália já viveram as civilizações gregas e romanas, cujas populações tinham grande apreço pela gastronomia. 

A tradição do país é diversificada porque durante muitos séculos o território foi dividido por vários povos. Cada um desenvolveu uma culinária independente. A Itália só foi unificada no século XIX.

O que comem

Massas, molhos, assados, enfim, o italiano come "tutto che fa bene", como dizem. Devido às muitas adversidades que o enfrentou, tiveram que emigrar para muitos países nos últimos séculos, inclusive o Brasil. Seu modo de vida, incluindo o de comer, teve uma influência praticamente no mundo todo.

Pratos típicos mais conhecidos

Pizza de Napoli
Lasagna
Spaghetti

Aprenda mais


Londres

                                         
                 Comidas típicas


A culinária


Há muitos séculos Londres é uma das mais importantes cidades da Europa. Seu legado cultural é percebido pelo respeito que todos têm pela gastronomia local. A cidade possui estabelecimentos que figuram entre os que mais investem em qualidade.


O que comem

A capital da Inglaterra é muito conhecida por sua comida de rua. O turista poderá experimentar os mais variados pratos dando uma volta pela cidade. Há restaurantes e lanchonetes para todos os gostos e bolsos. 


Pratos típicos mais conhecidos

Fish and Tips
Wellingtonbeef


Aprenda mais

Comidas típicas de Londres


Portugal

Comidas Típicas

O pequeno país ibérico tem uma experiência gastronômica de mais de 10 séculos. Sua longa tradição marítima o possibilitou conhecer novos sabores, vindos de todo o lugar do mundo. O modo de comer do português também influenciou diversos continentes, desde seu período imperial.


O que comem

Os pratos portugueses são preparados com alimentos e especiarias de sabores fortes. A população do país adora peixes e frutos do mar, como é o caso do famoso bacalhau. Mas há outra paixão nacional: os doces. Portugal possui uma longa tradição de doçaria, com comidas de dar água na boca.


Pratos típicos mais conhecidos

Bacalhau
Caldo Verde
Pastel de Santa Clara

Aprenda mais

Comidas típicas de Portugal


Outros continentes

Culinária da África
Culinária da América
Culinária da Ásia
Culinária da Oceania

Postar um comentário

0 Comentários