Culinária da Colômbia: Comidas, pratos típicos

Hoje falaremos sobre a culinária da Colômbia, país pertencente à América Latina. O país é culturalmente rico, e possui muitas curiosidades para quem se interessa pela tradição. Os indígenas habitavam as regiões que hoje encontra-se o país quando os espanhóis começaram a explorar o local, em 1499. Tanto na capital, Bogotá, como em outras cidades colombianas, essas marcas dos colonizadores são visíveis em cada restaurante.


Mais tarde, no período de colonização, os nativos receberam a influência de outras culturas que chegaram ali. As comidas trazidas pelos europeus se misturavam aos sabores locais. A República da Colômbia está situada na América do Sul, e sua costa estende-se do oceano Atlântico ao Pacífico, e faz fronteira pelo noroeste com Equador, Peru e a floresta Amazônica do lado brasileiro.  

Durante os séculos 17 e 18 chegaram os africanos trazidos para realizar trabalho escravo, e consequentemente começaram a mesclar sua cultura às demais. Mais tarde, no século 19, chegaram os ingleses e os franceses, diversificando ainda mais não só os pratos tradicionais colombianos, mas como as danças típicas e a cultura no geral. Foi nesse século que o país alcançou o status de República, adotando novos símbolos, como a famosa bandeira  nas cores amarelo, azul e vermelho.


Os costumes alimentícios variam de um lugar para o outro, pois, dependendo do clima do local, bem como da disponibilidade de alimentos, que em lugares são muito fartos, e em outros predomina a escassez, ou até mesmo as diferenças sociais, contribuem para a discordância de comidas típicas e alimentos consumidos pelos colombianos. 


Em Cundiboyacense oferece-se uma variedade de vegetais, como o repolho, o pepino, a alcachofra, as batatas nativas, tubérculos e rabanetes, entre outros, para condimentar comidas típicas. Embora tenha havido uma múltipla fusão de costumes e gostos culinários vindo de países do mundo inteiro, as regiões preservaram sua gastronomia, apenas acrescentando os sabores que evoluíram dos outros cantos do mundo.

Pratos típicos

Bandeja Paisa
O prato chama-se Bandeja simplesmente por ultrapassar os limites geométricos de um prato. Os ingredientes que compõem a receita são fartos e variados. Apesar de ser bastante difundido, supõe-se que é um prato criado a pouco tempo, pois não há referência a ele antes dos anos 50. Entre esses ingredientes, podemos encontrar o arroz, o feijão, assim como o crepitante, abacate, linguiça, chouriço, tomate e ovos.

comida típica da colômbia

Arepa
É um prato que costuma ser servido como acompanhamento. É muito comum tanto na Colômbia, quanto na Venezuela. Feito a partir da farinha de milho, a arepa tem formato circular e é achatada. A farinha é misturada com água, e sal, e as vezes é acrescentada leite e/ou ovos. Então a massa é feita em pequenas bolas e achatadas. Ela é consumida normalmente com queijo, manteiga ou outro alimento. A arepa é cortada e recheada, assim como fazemos com o pão francês.


pratos típicos

Tamal
Chamado de Tamale no país, trata-se de uma massa feita a partir do milho, e pode tanto ser cozida a vapor, como podem ser fervidas dentro de um invólucro, que pode ser feito com folhas de bananeira, abacate, milho ou plástico e papel alumínio. Ela é recheada com carne, queijos, frutas, legumes ou pimentas. Também são comidas tradicionais de outros países americanos. Também é muito consumido no México, no Panamá, assim como na Argentina, Brasil, Peru, enfim, em quase toda América-Latina.

comidas colombianas

Lechona
É um prato feito com carne de porco, ervilhas, cebola, arroz, entre outras especiarias. Tudo é cozido em um forno de tijolos ao ar livre, por cerca de 10 horas. Muito apreciada no país todo, a receita tem peso principalmente no Departamento de Tolima. As vezes é consumido junto com arepas.

ingredientes

Empanadas
Já falamos sobre essa comida típica aqui, pois ele também pertence à gastronomia da Argentina, e de outros países da América do Sul. São pastéis assados ou fritos, que contém um recheio, normalmente muito gordurosos, dando-lhe uma consistência úmida. Normalmente é feito com carne de boi ou de frango, mas também pode ser preparado com milho ou queijo com cebola.


gastronomia



Leia Também: