Comida típica de Londres: a culinária e os pratos londrinos

As comidas típicas de Londres fazem saltar os olhos só ao avistá-las. Há muito tempo as capitais do Velho Continente são os destinos de muitos turistas. A Europa possui lugares muito belos, paisagens e monumentos de tirar o fôlego. Entre os lugares mais procuradas pelos turista, está a Inglaterra, um país com grande tradição gastronômica. 


Além de tudo, a culinária londrina é riquíssima. Sem dúvida é um lugar para conhecer. E se você decidir pegar um avião e partir rumo à cidade, não deixe de experimentar sua deliciosa comida típica. Pelas ruas londrinas podemos encontrar bares e restaurantes indispensáveis a uma visita. 

Leia também: Receitas da Inglaterra

Ainda mais quando vemos o número crescente de vendedores e fornecedores dos alimentos mais variados que agora preferem trabalhar na rua. A qualidade dos alimentos também não para de aumentar, tornando Londres cada vez mais um pólo gastronômico mundial.

E não falo apenas de restaurantes, não. A alimentação nas ruas da capital está ganhando em qualidade. Isso dá folga aos turistas, já que nesses ambientes o preço não chega a ser tão caro quanto em lugares mais formais. 

Antes de tudo, quando dizemos "comida de rua", não estamos nos referindo aos carrinhos de cachorro-quente, ou o x-bacon que encontramos nas esquinas por aí.

Esses lugares passaram de um conceito duvidoso, a um sinônimo de sofisticação e sabor. Hoje em dia vemos uma mudança nesse cenário dos alimentos de rua nos países mais desenvolvidos

Depois do boom do turismo ocorrido entre as décadas e 50 e 70, vários mercados de nichos estão apostando nos diferentes públicos de turistas, e não só naqueles interessados em gastar muito dinheiro.

Comidas típicas de Londres

Encontramos a maioria dos pratos consumidos pelos ingleses em Londres. Há restaurantes para todos os paladares. Veja alguns pratos que você poderá saborear numa visita à capital da Inglaterra.

Fish and Tips




Peixe e batata frita - comidas típicas londrinas


É claro que não poderíamos começar por outro prato. É a comida mais famosa e a base da refeição do país. O prato é simples: peixe frito e batata frita. É servido apenas com uma fatia de limão. Toda a simplicidade nos revela um sabor crocante e intenso.


Bangers and mash

Culinária inglesa


Basicamente trata-se de salsichas com purê de batatas. O tipo da salsicha varia, às vezes o prato é preparado com a salsicha de Linconlshire, ou a de Cumberland. O prato tanto pode ser simples e rápido, feito com produtos industrializados, como pode ter uma sofisticação no preparo.

É comido muito no inverso, além de ser uma das refeições mais procuradas em pubs. Pode-se encontrar um bangers and mash em qualquer lugar, pois os ingleses apreciam muito tal mistura.


Bife Wellington




culinária de Londres

Trata-se de um bife coberto com uma massa folhada, muito parecido com o bife francê en croûte ("em crosta"). O nome é uma homenagem ao Duque de Wellington por sua vitória sobre Napoleão em 1815.


Scones

bolinho tradicional da Inglaterra


Muito apreciado, o scone é um bolinho que, geralmente, é servido com um chá. Feito com trigo, fermento, cevada ou aveia, os scones já viraram marca registrada da gastronomia inglesa. Às vezes são servidos com manteiga o geleia. Já publicamos aqui no blog a receita, não deixe de visitar o post e preparar para o chá!

Steak and Kidney Pie


Torta de rins - prato inglês

É um dos pratos mais apreciados pelos ingleses, e podemos ver pessoas comendo essa torta em todo lugar. O recheio é feito com carnes e rins de carneiro. Nos pub's ingleses é bastante consumida com cerveja. 


Summer Pudding

Sobremesa inglesa


O "Pudim de Verão" é feito com pão e frutas vermelhas. Mergulha-se o pão em uma tigela com frutas e com suco de frutas, e deixa-se a noite toda. São utilizados morangos, framboesas, amoras, cerejas e outras frutas dependendo da receita.

Se o pão está velho é melhor ainda pra receita. Ele permite que o suco de frutas penetre mai facilmente nele, deixando a sobremesa mais agradável. Às vezes é servido com creme, dependendo do lugar.


Lancashire Hotpot


pratos londrinos

Um dos pratos mais famosos da Inglaterra, muito consumido na região norte, é preparado com carne de cordeiro coberto com rodelas de batata. Depois é levado ao fogo e cozido durante um dia inteiro até que se torne um guizado.


Outros pratos e lugares para visitar

Jamon Jamon
Sabemos que os sul americanos são adoradores da Paella, devido à influência dos colonizadores espanhóis. Pois bem, quem for à cidade poderá encontrar essa deliciosa gastronomia feita sob variações da cozinha inglesa. No prato, pode-se encontrar camarão, feijão, frango, entre outros ingredientes deliciosos.

prato típico de Londres
Foto: Ghene Snowdon

Lucky Tip
No mercado Netil você poderá encontrar esse delicioso sanduíche, feito em em homenagem aos anos 50 americanos, e sua influência na comida dita "pop", muito consumida em Nova Iorque. É feito com hambúrguer de carne bovina, no qual é adicionado fortes temperos como wasabi e pimenta. Na receita também vai queijo cheddar e outros ingredientes de dar água na boca. Você pode seguir o Luck tip no twitter @lucky_chip.

comidas típicas de Londres


Torta e purê
As tortas são muito comuns no cardápio dos ingleses, e talvez essa mistura com purê seja uma das receitas mais tradicionais da cidade. Antigamente, as tortas eram feitas com enguias capturadas localmente, mas com o passar dos anos, foram trocadas por carne picada. Tortas, purês e enguias já são consumidas aos redores da cidade desde o século 18. Hoje em dia, as enguias ainda são servidas cozidas, ou preparadas de outras formas, se o cliente desejar.

culinária de londres


Chás e cafés
Todos sabem que os londrinos são conhecidos mundialmente pelo seu amor ao chá, ou os cafezinhos. Principalmente tomados a tarde. O café e o chá são consumidos em qualquer lugar, em casa, no trabalho, ou num lugar específico, já destinado a esses fins. Desde o século 17 os londrinos tomam café, que era consumido em locais dedicados ao debate público. Hoje em dia podemos encontrar lojas especializadas como o Starbucks em todo lugar.

bebida de londres


Leia também: