Gastronomia da Austrália: Pratos típicos

Culinária da Austrália

Os pratos típicos que compõem a gastronomia da Austrália misturam ingredientes indígenas com coloniais. As comidas dos nativos, aborígenes que habitam a região há 40 ou 60 mil anos, comiam o que era proveniente de coleta e caça. Entre 1788 a 1900, o território passou a ser uma das colônias da Inglaterra

A união de ingleses, aborígenes e imigrantes de outros países, que chegaram mais tarde, formou a cultura da Austrália. A partir do pós-Guerra, a gastronomia do país ganhou outras influências, com  a vinda de novos estrangeiros. Habitantes de países da Ásia Ocidental e do Mediterrâneo mudaram-se para a lá e levaram consigo novas maneiras de se alimentar, novos ingredientes e novos pratos.

No início do século 21 a culinária da Austrália se modificou novamente. Assim como aconteceu em outros países, sua gastronomia tornou-se globalizada. Comidas orgânicas passaram a ser mais valorizadas, e o interesse por alimentos nativos aumentou. Mas, evidentemente, a base da alimentação australiana continua inglesa, com carne assada (que é, hoje, a especialidade dos australianos), tortas de carne e peixe com fritas, por exemplo.

O turista encontra, próximos aos pontos turísticos da Austrália, restaurantes dos mais variados tipos, que oferecem tanto gastronomia local como estrangeira. O comércio de alimentos possui pratos tradicionais, contemporâneos e reinterpretados. O turista poderá experimentar o melhor da culinária popular, da alta cozinha e ainda saborear as fusões com influências exóticas. Essas adaptações e misturas estão incluídas na chamada Gastronomia Australiana Moderna.

Descubra agora o que os australianos comem.

Bushfood e comida nativa

comida nativa australiana

Os australianos chamam de bush tucker - conhecido em outros países como bush food - qualquer alimento utilizado pelos aborígenes. Entre as frutas, por exemplo, incluem-se kakadu lime, cedar bay cherry, blue tongue, lady apple e tanjong. Entre os vegetais, round yam, native kang kong, sea almond e native basil. Os nativos, evidentemente, também consumiam animais. Era comum a caça de cangurus, wallaby e emu. Além disso, comiam também lagartas, cobras, larvas witchetty e bogong moth (uma espécie de traça nativa).

Bebidas típicas

Billy Tea

Chá australiano

Uma das bebidas mais icônicas da Austrália é o Billy Tea, um chá preparado com folhas de eucalipto ou limão. A bebida foi uma das mais tomadas no período colonial, e era preparada em fogueiras de acampamentos.

Vinho

A Austrália é o quarto maior produtor de vinho do mundo, o que contribui anualmente com mais de 5 bilhões de dólares para sua economia. No século 21, os australianos tomaram 500 milhões de litros de vinho por ano. No país existem mais de 60 regiões vinícolas, localizadas em todo o estados do país, somando mais de 160 mil hectares de produção.

Cerveja

A cerveja é consumida no país desde o período colonial. A primeira cervejaria comercial da Austrália, a Cascade Brewery, foi fundada por James Squire no ano de 1788, em Hobart, na Tasmania. A partir dos anos 70 muitos cervejarias australianas passaram a exportar para o mundo todo, tornando as cervejas locais mais conhecidas. A mais famosa delas é a Fosters.

Rum

Outra bebida muito apreciada pela população local é o rum. Os australianos gostam e valorizam essa bebida ao ponto de terem usado-a como moeda de troca durante os séculos 18 e 19, quando faltavam moedas metálicas.

Café

Embora a colonização tenha sido realizada pela Inglaterra, país que prefere o chá, os australianos optaram pelo café. Das vendas de bebidas, apenas 2,5 % é de chá. A tradição do café australiano é reconhecida mundialmente. O desenvolvimento do cultivo se deu não pelas grandes cadeias, mais por produtores independentes, principalmente gregos e italianos. Desde o início do século 20, quando começaram a imigrar para a Austrália, a produção de café tem crescido na região. 

Peixes e frutos do mar

São extremamente importantes para a culinária australiana, já que o país possui a terceira maior área de pesca do mundo, com 11 milhões de quilômetros. A produção local captura mais de 60 espécies para o consumo, como ostras, mexilhão e filé. Entre as principais pescas consumidas pelos habitantes estão atum, salmão, camarão, lagosta e abalone. 

Frutas

A Austrália possui muitas frutas nativas, que são utilizadas em pratos de restaurantes e na produção de conservas. No entanto, elas não são muitos conhecidas pelos australianos devido à baixa disponibilidade. Entre essas frutas estão quandong (pêssego nativo), wattleseed, muntries, illawarra plums, riberry, lilli pillies e natives raspberries. 

Os australianos utilizam muita fruta nos pratos, embora o maior consumo seja delas frescas, em qualquer hora do dia. Eles as comem com calda de açúcar, com baunilha, cravo e cascas de frutas cítricas. Também costumam fazer saladas de frutas, um dos pratos preferidos da população. Os australianos ainda as utilizam no café da manhã, em sobremesa, assados, tortas, doces e bolos.

Comidas típicas da Austrália

Brownie Australiano

prato típico da australia

É uma espécie de bolo feito sem fermento. Apesar do brownie ter sido criado nos Estados Unidos, existem diversas versões da receita ao redor do mundo. A Austrália também possui uma forma específica de prepará-lo, com chocolate em pó, chocolate ao leite, baunilha e macadâmias picadas.

Carne de Carneiro Assada

Carne assada

A carne de carneiro é a mais consumida pelos australianos, e por isso está presente em muitas receitas. Um dos pratos típicos mais famosos é o carneiro assado, que é servido com batatas, ervilhas, cenouras e outros legumes. O carneiro também leva um molho especial, chamado gravy. Os australianos costumam fazer esse tipo de churrasco em parques ou praças, onde podem se confraternizar.

Costelinha com Molho Barbecue

Australian food

Devido à cultura colonizadora, os australianos são grandes apreciadores do molho barbecue. Um dos seus pratos mais famosos, a costela ao molho, tem o barbecue como um dos seus principais ingredientes. A costela é cozida e o molho é então acrescentado por cima. Por vezes a receita leva molho inglês, catchup, açúcar mascavo, chili, cebola e vinagre de vinho branco. O prato pode ser servido com batatas e cebola grelhada.

Damper

Pão australiano

O damper é o pão mais tradicional da Austrália. Foi criada por andarilhos (swagman) que viajavam longas distâncias em busca de oportunidades no período da Grande Depressão. Eles utilizavam apenas farinha de trigo, água e sal, e colocavam o pão diretamente na brasa. Era a maneira que se adequava às suas condições, já que os pães tradicionais eram, para aqueles homens, muito complexos de se fazer e se armazenar.

Filé de Atum Grelhado

peixe australiano

O atum está entre os vários peixes consumidos em larga escala pelos australianos. Um dos pratos típicos do país é o Filé de Atum Grelhado. O peixe é temperado com dois molhos, cada um feito de uma maneira. Um é preparado com anchovas e alcaparras, enquanto o outro leva cebola, manjericão e tomate.

Pavlova

prato da Austrália

Trata-se de um bolo de merengue coberto com creme e frutas como morango, quiuí e maracujá. A princípio era um prato de merengue simples, mas novos ingredientes foram adicionados mais tarde, como farinha de milho, vinagre e ovos. Isso garantiu mais maciez à massa. A Pavlova também está entre os mais conhecidos pratos típicos da Nova Zelândia, e, embora se achasse que a criação fosse australiana, recentemente descobriram que o prato (ou uma versão dele) fora criado ao mesmo tempo pelos neo-zelandeses.

Peixe Frito com Batata

australian fish and tips

O tradicional "fish and chips" da culinária inglesa foi levado pelos primeiros imigrantes que se mudaram para a Austrália. Esse prato pode ser encontrado em quase todos os restaurantes e lanchonetes do país. Normalmente é apreciado junto com uma cerveja bem gelada.

Purê australiano

Austrália

O purê de batatas ao modo australiano é servido como acompanhamento para diversos pratos. Na preparação são utilizados ingredientes incomuns ao purê brasileiro, como alho e noz-moscada. A batata, depois de amassada, é misturada ao alho frito na manteiga, enquanto a noz-moscada é acrescentada em pitadas depois que o purê está pronto.

Torta de Carne

Australian meat pie

Assim como seus principais colonizadores, os australianos adoram tortas de diferentes tipos. A Torta de Carne é certamente a mais tradicional da Austrália, e pode ser encontrada na maioria dos restaurantes do país. É um prato muito apreciado pelos turistas brasileiros, já que possui um sabor muito próximo ao das nossas tortas.

Vegemite

Australian food

É uma pasta preparada com extrato de levedura de cerveja. Os australianos a passam nos pães quando preparam sanduíches e torradas. Vegemite é o nome da marca que produz a receita, que foi criada em 1923 por um técnico de alimentação. Possui um sabor salgado muito característico. A pasta também é consumida em qualquer lugar onde há uma grande comunidade de australianos, como em Londres, e também na Nova Zelândia.

Deixe seu comentário e compartilhe esse post nas redes sociais. Em breve postaremos algumas receitas da Austrália pra você preparar na sua casa.

Leia também:

Postar um comentário

0 Comentários