Comidas típicas de Portugal - A Culinária lusitana



A história e os alimentos

O tamanho territorial de Portugal é completamente desproporcional a sua vasta cultura gastronômica. Isso se deve a grande tradição portuguesa, e sua história que já remonta quase 10 séculos. Foram muitos povos de diferentes regiões do globo que influenciaram a sua culinária local: os fenícios, os romanos, os mouros, dentre outros. A culinária de Portugal se intensificou mais ainda com a Era dos Descobrimentos.



Portugal foi uma grande potência naval. Durante esse período, os navegantes trouxeram para o país diversos alimentos diferentes aos olhos e costumes dos portugueses. O período foi extremamente importante para ser criada uma culinária com um caráter nacional. As especiarias trazidas e adotadas, passaram a ser misturadas com os alimentos já existentes e consumidos pelo povo português. 

comidas típicas de portugal

Muitos temperos e sabores agridoces vieram nas velas de Infante D. Henrique e seus homens. Entre esses alimentos estão por exemplo pimenta, canela, e a noz moscada. A base da culinária ali existente era a gastronomia herdada dos romanos, por tradição Mediterrânea. O vinho - devido ao cultivo de uva dos romanos -, o pão e o azeite eram ali consumidos.

comidas portuguesas

Outra grande fonte tradicional da comida obtida no país é o mar. Como não poderia deixar de ser, já que muitos pratos portugueses conhecidos no mundo todo são feitos com peixes e frutos do mar. Entre esses alimentos que compõem diversas comidas típicas portuguesas estão os maricos, o berbigão, o mexilhão, as conquilhas, e talvez o mais consumido e conhecido, o bacalhau.

bebidas de portugal

A doçaria portuguesa também é muito apreciada. A maioria dos doces foram originários dos conventos no século 16. Uma das bases para o preparo de muitos doces são os ovos. Contudo, também podemos encontrar alguns feitos com caramelo, chocolate, e massas como o pão de ló.

No ano de 1977 Portugal adotou a Roda dos Alimentos. A maioria dos países utilizam a pirâmide alimentar, embora seja alvo de muitas críticas de especialistas devido ao seu modelo hierárquico. Isso faz com que se dê mais importância a alguns alimentos do que outros, o que não deve ocorrer, já que todos têm a mesma relevância.


comidas lusitanas


São tantas variedades de alimentos que é impossível não querer fazer um tour gastronômico por lá. Além disso, podemos apreciar essa boa comida ao mesmo tempo em que visitamos os diversos pontos turísticos de Portugal.

Pratos típicos portugueses

Açorda de Mariscos
A receita é feita com alguns mariscos como camarão, berbigão e amêijoas (moluscos lamelibrânquios) . São preparados separadamente, e após isso é acrescentado pão, calda de peixes, ovos e temperos. A açorda fica com uma aparência deliciosa, como pode-se ver na foto. Veja a receita detalhadamente aqui.

gastronomia portuguesa

Alheira de Mirandela
Para quem não sabe, a alheira é um enchido que pode ser preparado com vários alimentos, como aves, pão de trigo, carne, gordura de porco, etc. Foi inventada pelos judeus para fugir da inquisição. É em formato cilíndrico e seu contorno lembram o desenho de uma ferradura. O invólucro usado na preparação é uma tripa natural de porco ou boi. Veja na receita abaixo como se faz a Alheira de Mirandela:




Arroz de Pato
Os ingredientes usados para preparar esse prato já demonstram o quão saboroso ele pode ser: bacon defumado, carne de pato, presunto, arroz e chouriço. A carne de pato é cozida juntamente com o presunto e o bacon numa panela grande com água, depois o arroz é preparado com essa mesma água. Depois as carnes são desfiadas e misturadas ao arroz. Veja a receita passo a passo:



Bacalhau
O bacalhau é um dos alimentos mais consumidos no país, e por isso dele se originaram diversos pratos diferentes. Só para citar alguns: Bacalhau à Brás, Bacalhau com Curry, Posta de Bacalhau Cozido, Bacalhau à Milú, Bacalhau com Natas, Bacalhau à Minhota. É um alimento amplamente difundido, e muito consumido também no Brasil, principalmente na semana santa dos católicos.

pratos tradicionais

Caldo verde
Para se preparar um caldo verde precisa-se de batatas, caldo de galinha ou de carne, azeite, paio, linguiça (aqui no Brasil conhecida como linguiça portuguesa), couve e água. O preparo é parecido com o cozimento de uma sopa, e o sabor é único.


pratos

Cozido à portuguesa
É feito com uma grande quantidade de vegetais, carnes e enchidos. Não existe uma forma correta de preparo desse cozido. Mesmo em Portugal a receita varia de região para região, já que ela pode ser encontrada em todo país. Com a água do cozido é comum fazer uma sopa onde é acrescentado pão, arroz e outros ingredientes.

culinária

Feijoada Portuguesa
Basicamente é muito parecida com a feijoada brasileira, o que muda é a adição de alguns ingredientes como chouriço de carne, chouriço de sangue, ovos, tomates, etc. O feijão usado pode ser seco, o manteiga, catarino ou encarnado. 


alimentos de portugal

Pastel de Santa Clara
Trata-se de um pastel muito apreciado em todo país, que possui uma massa folheada e recheio de gemas. São adicionadas amêndoas e nozes moídas, e também algumas gotas de limão. Em alguns casos o pastel é polvilhado com açúcar de confeiteiro.

comidas tradicionais

Pudim Abade de Priscos
Esse doce lusitano que é um dos doces típicos mais conhecidos do país, e um dos únicos que o famoso Abade de Priscos deixou para o público. É um pudim feito com toucinho, canela, vinho, limão e caramelo. Trata-se de um dos finalistas de um famoso concurso, para escolher as 7 maravilhas da cozinha portuguesa.

 

Copyright © Culinária no Mundo Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger