Culinária da Região Centro-Oeste do Brasil

Para fechar a série de posts sobre a culinária brasileira, falaremos hoje um pouquinho sobre a gastronomia do Centro-Oeste do Brasil, região formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde se localiza a capital do país, Brasília.


A região centro-oeste é a segunda maior região brasileira em dimensões geográficas, porém, é a região menos populosa do país, tendo poucas cidades, e consequentemente um número de pessoas relativamente baixo em relação às outras regiões. Mesmo assim a cultura lá é extremamente densa.

Antigamente, como em todo país, só existiam índios na região, até a chegada dos bandeirantes, que descobriram minas de ouro e fundaram os primeiros vilarejos. Nos dias de hoje, o Centro-Oeste vem crescendo a cada dia, tanto  nos segmentos populacionais quanto no comércio.

Isso se deve aos avanços na área do transporte e comunicação que vem caracterizando todas regiões do globo desde o final do século XIX. É notável o fato que mesmo se desenvolvendo ainda possamos ver uma região tão rica em cultura popular, como o artesanato, as danças tradicionais e os ritmos musicais. O folclore ainda está vivo com suas lendas que cada vez mais despertam a curiosidade dos turistas e das crianças.

Então, conheçamos um pouco mais sobre a cultura alimentícia da região, suas comidas e bebidas típicas, as receitas tradicionais, sua história, e desenvolvimento:



Distrito Federal:

Localizado em Goiás, o Distrito Federal é onde podemos encontrar Brasília, capital da República. Podemos encontrar diversos tipos de pratos exóticos - e não só pizza, diriam alguns. 

Esses são os pratos típicos de Brasília: filé de tatu, bife de capivara, pato no tucupi, carnes de sol e de jacaré. Além disso, a gastronomia do Distrito Federal  também possui uma variedade de temperos que está presente em toda a região centro-oeste: jurubeba, pequi, açafrão, gengibre etc.

prato típico
Pato no tucupi
comida do distrito federal
Carne de capivara


comida do DF
Sopa paraguaia (acredite se quiser)

Goiás:

Os bandeirantes trouxeram para o estado comidas típicas de outras regiões, como feijão-tropeiro, carne-seca, toucinho, e o arroz de carreteiro, que em Goiás se chama Maria Izabel. Outros pratos típicos de Goiás são: arroz com pequi, guariroba, peixe assado com creme de coco, empadão recheado com frango, tutu com linguiça, manjar branco com calda de ameixa. 

No estado também podemos encontrar grande variedade de pimentas, que são apreciadas pela população e pelos turistas, como é o caso da pimenta-bode. Entre as frutas, o povo goiano gosta do pequi.


prato de goiás
Peixe assado ao creme de coco
culinária de goiás
Tutu com linguiça
gastronomia de goiás
Arroz com pequi


 Mato Grosso:

As receitas tradicionais do Mato Grosso são relativamente simples, com um preparo rápido, porém, o sabor dos pratos típicos é algo de dar água na boca. A maioria dos pratos típicos mato-grossenses utiliza carne e peixe como ingrediente principal. 

Um dos pratos mais conhecidos é o Mojica, feito com Pintado. Outros peixes bastante consumidos são o pacu, pacupeba, piraputanga, dourado e piabucu. O arroz com pequi também é um prato muito apreciado, que vem acompanhado com banana-da-terra, assim como toda a variedade de peixes.


prato típico de mato grosso
Mojica
comida de mato grosso
Pacu assado
culinária de mato grosso
Piraputanga assada


Mato Grosso do Sul:

Grande parte dos pratos são feitos com carne e peixe. Assim como acontece em Mato Grosso, os peixes são consumidos com a banana-da-terra. A culinária de Mato Grosso do Sul recebeu influências gastronômicas de outros países como a Bolívia, de onde originou o salteñas, pastéis recheado com frango e depois assados.

Do Paraguai veio as chipas, uma sopa muito saborosa. A população também tem o costume de beber chá gelado, e comer bolo feito com milho. Entre outros pratos estão: Moqueca de peixe, arroz-carreteiro com charque, caldo de piranha. As receitas do Mato Grosso do Sul combinam sabores distintos mas mantêm-se numa unidade.


gastronomia mato grosso do sul
Salteñas
gastronomia
Peixe com banana da terra



prato típico
Caldo de piranha

Bebidas típicas


Basicamente não há grande diferença entre os estados no que diz respeito às bebidas consumidas. Veja a lista:

  • Capilé
  • Chocolate goiano
  • Gengibirra
  • Jacuba
  • Leite de onça
  • Licores
  • Ponche goiano
  • Sembereba
  • Vinho de Caju


Esses são os principais pratos típicos da culinária da região centro-oeste brasileira, gostou da postagem? Você poderá contribuir com seu comentário, compartilhando seu conhecimento sobre a gastronomia desse local, ou para sugerir algo. Se você admira e conhece o folclore da região, não deixe de falar-nos a respeito. Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!


Posts da série Gastronomia Brasileira:

Gastronomia de alguns países: