Culinária da Região Sudeste do Brasil

É a vez de falarmos sobre a história e as comidas típicas da gastronomia da região Sudeste. Como aprendemos na aula de história, essa foi uma das primeiras regiões do Brasil a ter uma numerosa população. A região é a segunda maior do país, e é composta por 4 estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Leia também: Comidas típicas da região Nordeste

Como em tantas outras regiões do país, o que aconteceu ali no início, foi a mistura de três povos: portugueses, negros, e os nativos indígenas. Mais tarde, e principalmente durante o século 20, novos imigrantes chegaram no local, cruzando novos hábitos alimentares aos que já revigoravam no local.

Hoje em dia, o sudeste é a região mais habitada do Brasil, e com o maior desenvolvimento econômico. Mesmo assim preserva tradições como as danças típicas, festas populares, lendas folclóricas, artesanato e receitas de pratos deliciosos. 


A cultura brasileira é muito vasta e cada região têm um apanhado de receitas muito próprias, que ajudam a montar o mosaico gastronômico. A região sudeste deixa isso muito claro quando vemos que estados vizinhos podem variar muito no que diz respeito aos pratos e alimentos que a população resolveu preservar na sua cultura.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os pratos típicos, como fizemos nos outros posts. A culinária da Região Sudeste é muito rica e saborosa, saberemos um pouco mais do que se passa na cozinha de cada um dos 4 estados:




Espirito Santo:



O estado é um tanto diferente em relação à seus vizinhos. Isso se deve ao forte traço indígena presente em sua tradição. Podemos falar sobre a moqueca capixaba, que é considerado o prato símbolo do estado, e pode ser preparada com camarão, peixe ou siri, e tudo com muito pirão. 

Devido ao seu litoral, grande parte dos seus pratos típicos são preparados com frutos do mar. O acompanhamento é sempre o pirão. Nos pratos salgados, é usado o urucum. Entre as outras comidas típicas do Espirito Santo, podemos encontrar o peroá frito, bolo de mandioca, bolinho de arroz, beiju de tapioca e moqueca de banana da terra.

tradição
Moqueca Capixaba
prato local
Moqueca de Banana da Terra

espírito santo
Peroá Frito
culinária espírito santo
Bolinho de arroz


doce
Bolo de mandioca

Minas Gerais:

Podemos dizer que a gastronomia de Minas Gerais é a mais conhecida nacionalmente, e isso se deve a enorme tradição gastronômica do estado. Não temos dúvidas que a receita mais difundida entre os brasileiros é o famoso pão-de-queijo, que está presente em todos os estados e não há quem o recuse. 

Além da versão tradicional, há também variações como o pão-de-queijo recheado, que deixa qualquer um com água na boca, pelo simples fato de falar dele. A cozinha mineira tem forte influência das regiões rurais, que fazem dela ter um sabor único, apreciada por milhões de brasileiros. 

Outro prato famoso do estado é o Tutu de Feijão. Geralmente é consumido com arroz, couve e torresmo. O último ingrediente pode ainda ser trocado por leitoa à pururuca. A Galinha Caipira é também muito apreciada, consumida com babatas assadas. Entre outros pratos mineiros estão: Feijão Tropeiro, Canjiquinha, Frango com quiabo, etc. 

O queijo mineiro talvez venha na segunda colocação, atrás do pão-de-queijo, em relação aos alimentos mineiros mais consumidos no Brasil. Os doces mais apreciados são o doce de leite, suspiro, ambrosia, ovos queimados entre outros.

culinária mineira
Frango com quiabo


prato tradicional
Leitoa a pururuca



feito em mg
Pão de queijo mineiro
gastronomia
Famoso queijo mineiro

sobremesa
Doce de ambrósia


Leia também: Comidas típicas da região Norte


Rio de Janeiro:

As comidas típicas do Rio de Janeiro já tiveram no prato de todo brasileiro. A feijoada é a referencia em gastronomia no estado. O prato símbolo nacional, foi muito consumido pelos cariocas durante toda a história do Rio de Janeiro, fato que fez com que surgisse uma receita própria, ao estilo do estado. 

No modo carioca de fazer feijoada, encontramos ingredientes como a carne salgada - como a carne de sol - partes de porco, folhas de louro, cebola, e a laranja, que serve para balancear os sabores do prato. Caldos e sopas estão inseridas nos cardápios dos restaurantes cariocas. Na culinária carioca também encontramos os bolinhos (de bacalhau, carne ou queijo), a canjiquinha, bacalhau, e caldo verde.

rio de janeiro
Feijoada carioca
herdado de portugal
Caldo verde


comidas
Bacalhau carioca
fritura
Bolinho de carne seca
gastronomia
Picadinho carioca

São Paulo:

Todos podem ter uma ideia da diversidade de gostos que residem no estado. E para saciar a vontade de todos seus habitantes, só com uma variada gastronomia que cruza os mais distantes pontos do Brasil. Os restaurantes de São Paulo sabem disso, e também sabem do gosto do paulista por massas. Por exemplo, dizem que em São Paulo, podemos encontrar a melhor pizza do mundo, melhor até que da Itália. 

Mas a base da gastronomia do estado é a mesma dos demais: arroz e feijão. Como acompanhamento, os paulistas consomem linguiça, carne moída, bife, frango, batata frita, salada de tomate, ou alface. Os principais pratos típicos de São Paulo são a Galinha d'Angola à paulista, empadinhas de Cananeia, e o seu famoso cuscuz à paulista. 

Leia também: Comidas típicas da região Sul

típico
Cuscuz a paulista


são paulo
Galinha d'Angola
lanche
Pizza paulista


sobremesa
Torta paulista




Artigos sobre a gastronomia de outros países:


Deixe um comentário!