Culinária da Região Nordeste do Brasil

Hoje avançamos mais um passo na série de posts sobre a culinária brasileira. Já falamos sobre as comidas típicas das regiões Norte e Sul do Brasil. Para progredirmos nessa vereda carregada de heranças, tradições e sabores, será necessário falarmos o quanto antes sobre os delícias que os pratos típicos do nordeste brasileiro têm à oferecer. 


A região já é muito visitada e amada devido seus belos pontos turísticos. Mas a comida do nordeste também chama a atenção em proporções iguais. É composta por nove estados no total: Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

Aprendemos bastante na escola sobre a rica cultura desse lugar, suas danças, o artesanato, suas lendas folclóricas e os hábitos dos habitantes da região, que prezam pela tradição.

Logo vemos que tantas culturas vieram se encontrar por ali, e devido ao cruzamento dos povos e a longevidade do tempo hoje o nordeste possui uma cultura gastronômica diversa, complexa, e é claro, deliciosa. Toda essa mistura deixa claro porque as comidas nordestinas são tão apreciadas em todo lugar.


Alagoas:

Os alimentos mais consumidos pelos habitantes são aqueles herdados dos povos indígenas e africanos, iguarias como batata doce, tapioca, carne de sol, inhame, massa puba, arroz doce, macaxeira com carne de sol, mungunzá, pamonha, canjica etc. Na culinária de Alagoas também se encontra, é claro, os frutos do mar na composição dos pratos. 

Mariscos, crustáceos, moluscos, camarões, e lagostas enriquecem os pratos locais. Os pratos mais saboreados são Peixada com Pirão, Fritada de Siri, e Maçunim. Tudo isso regado a um molho especial de pimenta e leite de coco. E não podemos esquecer das frutas tropicais, ótimas para o preparo de sucos: banana, pitanga, sapoti, pinha, abacaxi, manga, graviola, acerola, caju, etc. Receitas para preparar uma boa bebida não faltam.




nordeste
Peixada com pirão e ovos
prato típico
Fritada de Siri
comida de alagoas
Maçunim

Bahia: 

Muito apreciada em todos os cantos do Brasil, a gastronomia baiana possui fortes influencias africanas em seus ingredientes. O sabor é forte, devido à diversidade de temperos como a pimenta malagueta. A cozinha baiana apresenta-se como um caldeirão de sabores oriundos de muitos povos, como os portugueses, índios, e os já mencionados, africanos. 

Com um vasto cardápio, a Bahia oferece aos turistas - além da quantia enorme de pontos turísticos - delícias como o caruru, o acarajé, o bobó e o mungunzá. A comida baiana mais apreciada, o acarajé, é vendido pelas famosas baianas em quiosques nas ruas de todas as cidades do estado. O acarajé trata-se de um bolinho salgado feito com feijão pradinho, e frito em óleo de dendê.


prato da bahia
Bobó de Camarão


culinária da bahia
Mungunzá
gastronomia da bahia
Caruru
tradicional da bahia
Acarajé



Ceará:

Sendo encontrado em todo estremo litorâneo do estado, os frutos do mar são a base das receitas da gastronomia cearense. Nos restaurantes podemos encontrar pratos feitos com siri, camarão, caranguejo e ostra, que combinados ou não, atraem os turistas. 

As comidas do ceará também são compostas por alimentos como a paçoca, a carne de sol, a macaxeira e o baião-de-dois. As tapiocas, preparadas com goma e coco ralado, são encontradas nas casas de farinha, assim com o grude e a rosca de goma.



comida do ceará
Tapioca


prato cearense
Fritada de Camarão



comidas do ceará
Caranguejada


Maranhão:

Foi o primeiro estado a cultivar uma das comidas mais presentes na cozinha do brasileiro, o arroz, trazido pelos europeus em 1745. Com o passar do tempo, foram feitas muitas plantações no estado, e logo o Maranhão estava exportando arroz para a Europa. Devido a a presença do alimento, muitos pratos maranhenses foram criados à base de arroz. 

Alguns exemplos são o arroz de toucinho, arroz de jaçanã, arroz de camarão e vinagreira, e o mais famoso deles, o arroz-de-cuxá. O Maranhão também é um grande produtor de mandioca, fazendo com que esse alimento seja base para farofas, paçocas, pirões, mingaus, tiquaras e chibés.


gastronomia do maranhão
Arroz de Toucinho



culinária maranhense
Arroz de camarão



prato típico
Arroz-de-cuxá


Paraíba:

Nas comidas consumidas no litoral, podemos encontrar peixes, caranguejos, camarões e lagostas, tudo ao molho, feito com coco ou tomate. No interior do estado são servidos a carne de sol e a galinha cabidela. Os pratos da Paraíba vão muito bem acompanhados do tradicional baião-de-dois. Entre as frutas, temos a seriguela, sapoti, manga, imbu, cajarana, e a mais famosa, o caju. Sem falar que são ótimas opções para o preparo de sucos, muito apreciados no litoral.


paraíba
Galinha Cabidela


gastronomia
Baião-de-dois



paraíba
Carne de Sol desfiada


Pernambuco: 


Chambaril, Sarapatel, buchada, mão-de-vaca, peixada pernambucana, macaxeira com charque. Esses são apenas alguns dos deliciosos pratos de Pernambuco, estado de tão encantadora cultura, com rico folclores, danças típicas e ritmos diferenciados. Assim como a cozinha, a confeitaria não poderia ser diferente, e temos delícias como o Cartola, Bolo de Rolo, Bolo Leão. Para o café da manhã, é recomendável o cuscuz de milho ou mandioca, batata doce, angu, coalhada.




pernambuco
Chambaril




prato
Macaxeira com charque




prato típico
Mão-de-vaca


Piauí:


Em um ponto o estado difere dos demais vizinhos do nordeste: os temperos. Os piauienses fazem uso freqüente de cheiros verdes como coentro e cebolinha nas suas receitas. Entre outros temperos utilizados estão a cebolinha branca de Picos, do corante natural extraído do urucum e da pimenta-de-cheiros. O "Baião-de-dois" por vezes é servido com milho, toucinho, pé e orelha de porco. Essa mistura é
 denominada então "Pintado" ou "Mucunzá". 

Algumas comidas típicas do Piauí têm nomes diferentes dependendo da região. É o caso de um prato feito à base de carne seca picadinha, ou carne moída, misturada com quiabo, jerimum, macaxeira e maxixe, e temperada com cheiro-verde, manteiga de garrafa e nata. Chama-se "Quibebe", "Capiau", ou "Picadinho", ou o mais óbvio "Caldo de Carne".


gastronomia do piauí
Capote
prato
Capiau




piauí
Arroz de forno com galinha da angola


Rio Grande do Norte:


Como vimos no caso dos outros estados, ao misturar muitas culturas diferentes em um mesmo local, o resultado só pode ser uma gastronomia muito rica. Os índios foram os mais influentes na culinária potiguar, pois eles se alimentavam basicamente de frutos do mar. 


Então, não é de se estranhar a presença constante de pratos como caranguejadas, peixe frito, ensopado de ostras, e camarão ao coco nos restaurantes litorâneos. Entre as frutas mais apreciadas estão a pitomba, pitanga, jaca, carambolá, seriguela, cajá, jabuticaba, pinha, entre tantas outras.


iguaria
Camarão ao coco com arroz


comida
Ensopado de ostras


Sergipe:


Dos índios os sergipanos herdaram o gosto por raízes, como a macaxeira e o inhame. Os doces e as guloseimas vieram dos portugueses. E os negros contribuíram com os diversos tipos de carne consumidas na região. Entre os pratos comuns, podemos citar o sarapatel, a rabada e a feijoada, esta última preparada recheada de verduras. Entre os pratos típicos do Sergipe, temos a deliciosa torta de macaxeira com charque, o cuscuz, o beiju de tapioca, batata-doce, e arroz-doce.



tradição
Sarapatel


sergipe
Beiju de tapioca


prato típico
Torta de macaxeira com charque


Outros artigos sobre a gastronomia o Brasil:



Artigos sobre a gastronomia de outros países:



Deixe um comentário!