Comidas típicas e pratos da Alemanha

O historiador romano Tacitus elogiou a culinária alemã da seguinte maneira: "A Alemanha é uma nação guerreira, de bons bebedores, honestos e hospitaleiros". A definição do historiador, que foi feita no início do ano de 100 d.C., ainda se referia a gastronomia local como simples e carregada de sabores fortes. 


Um fato é que os alemães gostam de comer. A Alemanha é o segundo país do mundo com mais restaurantes, ficando atrás apenas da França. O país possui uma culinária diversificada, e com muitos pratos típicos que ganharam o mundo. 

A comida no país chama a atenção dos turistas. Pão e mingau de aveia constituíam a alimentação do alemão antigo. Entre as comidas típicas, consumiam bagas silvestres, e eram fãs de produtos lácteos e queijo. 

culinária



Muita coisa mudou na comida alemã desde então, pois a culinária se tornou mais potente. Seja em eventos, festas ou em casa, os pratos e são servidos com uma caneca de cerveja. Além disso, as receitas da Alemanha mudam de lugar para lugar, tendo cada região as receitas específicas da sua tradição particular. 


Por exemplo, o prato Nurnberger Bratwurst é comum em um lugar chamado Nuremberg. Já a  famosa cidade de Munique produz o Munchner weisswurst. 

Mas saiba que os pratos não estão restritos à região de onde surgiram. Os alimentos são achados em qualquer lugar da Alemanha, desde mercados a estações de trem. Existem até competições entre cidades para se escolher a melhor comida. Vejamos agora os alimentos preferidos da população.


Alimentos da Alemanha


Achar que alemães só comem chucrute e salsichas é um equívoco. A cultura alemã é tão variada quanto seu povo e a história do país. 


As comidas típicas são pesadas, mas muito saborosas. Um dos principais ingredientes da cozinha tradicional alemã é a gordura, mas isso muda de acordo com a influência que receberam dos vizinhos em sua cultura.


Carnes

Os alemães adoram um bife, frango e carne de porco. Outras carnes são apreciadas, porém não são tão populares. É o caso do cordeiro, coelho, e javali. Essas carnes são consumidas de diversas maneiras, sendo o porco o mais comum. 

Normalmente, come-se a carne depois que ela foi refogada. E todos no país comem bastante, o que se comprova pelos números. Na Alemanha, por exemplo, uma pessoa normal consome 61 quilos de carne anualmente. 


Peixes

Os alemães também apreciam muito os peixes. Entre os mais consumidos estão o salmão, a truta, a carpa, sardinha e atum. Nos tempos antigos eles eram consumidos em lugares restritos, mas no último século, devido à Revolução Industrial, a abrangência desses peixes aumentou.


Vegetais

Eles são muito consumidos no país, embora seja comum pensar que os alemães gostam mesmo é de uma comida pesada. Os legumes são utilizados muitas vezes em guizados ou sopas, e são servidos como pratos de acompanhamento. Os alimentos mais comuns entre os vegetais e legumes estão o repolho, a cenoura, nabos, espinafre, ervilhas, feijão, brócolis e espargos.



comida típica
Salsicha Munchner Weisswurst


prato típico da Alemanha

Salsicha Nurnberger Bratwurst


Refeições na Alemanha

Café da Manhã:

Pão com geleia, fatias de carne ou queijo compõem o café da manhã do povo alemão. Nos fins de semana, ele faz uma refeição não tão convencional para nós brasileiros, que contém alimentos pesados como pães, torradas, ovos cozidos, cereais e muesli (cereal).


quitutes germânicos

Almoço:



O almoço consiste em uma sopa leve, com batatas, arroz e legumes. Após isso, os alemães comem uma sobremesa. Há muitos anos as donas de casa têm o costume de fazer o almoço ao meio-dia para esperar seus filhos. No entanto, nos fins de semana o almoço é mais tarde, e a família costuma comer por volta das 2 horas da tarde.


carne e batatas

Hora do chá:

Entre o almoço e o jantar, há a tradicional "hora do chá". Biscoitos e bolos são servidos junto com a bebida. Mas os alemães também apreciam o café. É que na Alemanha moderna, não se deve servir essa bebida às pessoas que estejam ocupadas ou com compromissos profissionais. Mas nos finais de semana e feriados, o café é tomado por todos.

bebidas alemãs


Jantar:

A janta tradicional da Alemanha consiste em queijo em fatias, pão, peixes, frios, legumes, saladas e sobras do almoço. O jantar é servido em três partes: sopas no começo, o prato principal e uma sobremesa. 

Os restaurantes possuem várias opções de pratos. Uma das comidas preferidas e tradicionais para o jantar é o churrasco.


alimentos da culinária alemã

Pratos mais famosos


Brathend'l
É um frango assado, muito apreciado em domingos e em dias de festas. É muito consumido na famosíssima festa Oktoberfest. Esse tipo de frango também é bastante apreciado no Brasil. Em mercados, lanchonetes e padarias, nos feriados e fins de semana, você pode encontrar sempre uma máquina grande com muitos frangos sendo assados - tal como no nosso país.

Culinária Alemã

Brezel

Essa massa deliciosa surgiu na Bavária, e não há quem resista. Também é bastante consumida em outros países, inclusive no Brasil, onde é mais conhecido como Pretzel, . Mas quem prova, confirma: nenhum é tão bom quanto o Brezel alemão, pois a versão original é mais fresca e macia que qualquer outra. Às vezes é servida com manteiga, tornando-se um Butterbrezel.

Assado alemão


Eintopf

Também conhecido como "Pichelsteiner" é um ensopado com vários ingredientes. São cozidos em um pote, e por isso o nome, que significa "um pote". É servido em restaurantes e também é muito consumido nas casas, pela facilidade no preparo. Os alemães gostam muito dessa sopa, pois lhes vai muito bem no frio. É feita com a mistura de vegetais e carnes, o que fazem desse prato uma das maiores preciosidades da gastronomia germânica.

Prato alemão


Käsespätzle

O spatzle é uma espécie de macarrão, pois também é feito com base de ovos, farinha e sal. São feitas bolinhas de massa, que são introduzidos em água fervente. O termo käse, que significa queijo, refere-se ao prato em que esse ingrediente vem acompanhado. Também é bastante consumido na Áustria, Suíça e em algumas regiões onde imigrantes alemães vivem, como o sul do Brasil.

Prato alemão


Lebkuchen

É uma espécie de panetone, que também é muito apreciado como comida de natal. O pão é coberto de especiarias como frutas, passas, chocolate e outros quitutes. É consumida não só na Alemanha, mas como em outras regiões vizinhas, e desde a Idade Média. São feitos em muitos formatos, desde bolachinhas, como o pão de mel brasileiro, até casinhas inteiras, que são chamadas de "casa da bruxa".

Comida natalina da Alemanha


Rote Grütze

É um doce também apreciado em muitos países, principalmente escandinavos. Utilizam frutas vermelhas na preparação, misturando-os a amido e outros ingredientes. É servido como sobremesa. As frutas dão uma aparência apetitosa, melhorando o aspecto do prato. Às vezes é servido com leite, nata, ou creme de baunilha.


Sobremesa da Alemanha




Schwarzwälder Kirschtorte

A primeira palavra difícil significa "Floresta Negra". Kirsch significa "cereja". Então trata-se de um delicioso bolo, conhecido por todos: o "Floresta Negra". Ele é apreciado em muitos países, embora eles tenham excluído a cereja (fruta que decora todo o bolo) do nome. Tradicionalmente são adicionados licores na receita, mas nos EUA esse ingrediente foi tirado da preparação. Na Alemanha qualquer um que pretenda vender um Floresta Negra com cerejas e sem álcool certamente passará por um enganador.

Bolo Floresta Negra


Schweinebraten

Schwein em alemão significa porco, sendo "schweinebraten" o famoso "porco assado". É uma ótima pedida para quem está na Alemanha e deseja experimentar o que eles tem de melhor em carnes. Enquanto as famosas salsichas são compradas em mercados, o schweinebraten é pedido em restaurantes. Muitas vezes é servido junto de uma deliciosa torta.

Carne assada germânica


Steckerlfisch


É um peixe assado em palitos ou estacas. Muito conhecido em outros lugares, mas na Bavaria é um verdadeiro prato típico. Pode ser considerado um tipo de fast food pela praticidade no preparo. Foi introduzido no cardápio da Oktoberfest no começo do século passado, e, graças a esse fato, o prato foi popularizado.


Peixe em estacas

Wurst


Basicamente trata-se de salsichas, de todos os tipos. Cada região tem suas preferências. Enquanto em Berlin se aprecia muito o currywurst (salsichas com curry), os bavarianos preferem o Weisswurst mit Süßem Senf (uma salsicha com casca, consumida com mostarda doce). A Bavaria também é grande consumidora de wollwurst, que vem acompanhada de vitela e porco.


Salsichas alemãs

Um vídeo sobre a culinária alemã:




Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!

Leia também:

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Qual é o nome do salame que se ferve pra comer com cuca ?

    ResponderExcluir
  2. Qual é o nome do salame que se ferve pra comer com cuca ?

    ResponderExcluir
  3. Qual é o nome do salame que se ferve pra comer com cuca ?

    ResponderExcluir

Discorde e critique, mas com educação. Para divergir da opinião do autor não é necessário ser mal educado. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados de maneira nenhuma.